Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9863
Tipo: Dissertação
Título: Pedagogia surda: o papel de professoras surdas na construção de identidade de alunas surdas e alunos surdos
Autor(es): Silva, Lucas Romário da
Primeiro Orientador: Mélo, Ana Dorziat Barbosa de
Resumo: Esta pesquisa propõe-se a investigar o papel de professoras Surdas na construção de identidades de alunas Surdas e alunos Surdos, a partir de seus discursos e práticas pedagógicas. Ancorado no campo dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos, tentei compreender as diversas faces que envolvem as pessoas Surdas no processo educacional, sobretudo a relação cultural Pessoa Surda-Pessoa Surda, especificamente docentes Surdas/os - discentes Surdas/os. Parti do princípio de que, mediante a presença de professoras Surdas e/ou professores Surdos, os processos educacionais são mais eficazes, ao valorizarem a Cultura Surda, numa relação direta entre as pessoas Surdas. Destarte, nesta dissertação de mestrado em educação, trato das relações pedagógico-culturais durante o Atendimento Educacional Especializado (AEE) entre três professoras Surdas e alunas Surdas e alunos Surdos, em escolas comuns de João Pessoa-PB. A pesquisa foi embasada na abordagem qualitativa, utilizando como técnicas a entrevista semiestruturada e a observação não participante. Os dados empíricos revelaram que, na relação com as professoras Surdas, as alunas Surdas e os alunos Surdos, mesmo envoltas e envoltos em práticas culturais normalizadoras e padronizadoras, tendem a desenvolver estratégias culturais que lhes permitem construir as bases das identidades Surdas. Isso se dava porque as professoras proporcionavam a suas alunas e a seus alunos conhecimentos culturais, históricos e políticos acerca do seu grupo cultural, exaltando processos de identificação com suas semelhanças, enquanto pessoas Surdas. As situações pedagógicas sinalizaram que, na relação com as professoras Surdas, as alunas Surdas e os alunos Surdos tiveram a oportunidade de compreender o seu lugar no mundo, entendendo que não eram pessoas incapazes, deficientes, mas pessoas diferentes, que possuíam uma cultura singular, representada pela experiência visual e pela língua de sinais. Esta língua, como uma bandeira de luta das docentes Surdas no espaço escolar, representa uma das principais contribuições de seu papel nos processos educacionais de alunas Surdas e alunos Surdos, visto que é através dela que toda a construção identitária – em sua multiplicidade – se torna possível. Pude concluir, então, que as professoras Surdas possuem papel fundamental no processo de construção de identidades de alunas Surdas e alunos Surdos, não só por trazer à tona a cultura e a diferença Surdas, mas também por transcendê-las, ensinando conteúdos escolares, trocando experiências de vida e partilhando, inclusive, angústias que só elas, as pessoas Surdas, vivenciam.
Abstract: This research aims to investigate the role of Deaf teachers in the construction of identities of Deaf students, based on their discourses and pedagogical practices. Anchored in the field of Cultural Studies and Deaf Studies, we seek to understand the different scenarios that surround Deaf people in the educational process, especially the cultural relations among Deaf people, specifically between Deaf teachers and Deaf students. We assumed that the educational processes are more effective in the presence of female and/or male Deaf teachers, who value Deaf Culture in a direct relationship with Deaf people. Thus, this master’s thesis deals with pedagogical-cultural relations within the Specialized Educational Service (SES) involving three female Deaf teachers and their Deaf students, in common schools of João Pessoa-PB. The research was based by the qualitative approach, using semi-structured interviews and non-participant observation. Empirical evidence reveals that, in their relationship with Deaf teachers, Deaf students tend to develop cultural strategies that allow them to build the foundations of Deaf identities, even in the context of standardizing cultural practices. This happened because the teachers provided their students with cultural, historical and political knowledge about their cultural group, highlighting processes of identification with their similarities as Deaf people. The pedagogical situations indicated that, in their relationship with Deaf teachers, Deaf students had the opportunity to understand their place in the world, and that they were not handicapped and incapable persons, but different people who possessed a unique culture represented by a visual experience and the sign language. As a battle flag of Deaf teachers in schools, this language represents one of the main contributions of their role in the educational processes of Deaf students, since it is through it that the identity construction – in its multiplicity – becomes possible. Therefore, we conclude that Deaf teachers have fundamental role in the process of identity construction of Deaf students, not only for highlighting the Deaf culture and differences, but also for transcending them, teaching school contents, exchanging life experiences and even sharing the anguish experienced only by Deaf people.
Palavras-chave: Pedagogia Surda
Construção de identidades
Professoras Surdas
Alunas Surdas
alunos Surdos
Deaf Pedagogy
Identity Construction.
Deaf Teachers
Deaf Students
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Lucas Romário da. Pedagogia surda: o papel de professoras surdas na construção de identidade de alunas surdas e alunos surdos. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9863
Data do documento: 17-Fev-2017
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.