Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9870
Tipo: Dissertação
Título: A educação infantil de uma criança surda na cidade de João Pessoa – PB: estudo de caso
Autor(es): Soares , Filippe Paulino Soares
Primeiro Orientador: Mélo , Ana Dorziat Barbosa de
Resumo: Este estudo apresenta discussões sobre a educação de crianças Surdas em instituições de Educação Infantil regulares, com base nos Estudos Culturais e Estudos Surdos. Ele tem por objetivo analisar a escolarização/educação de uma criança Surda em uma instituição, localizada em João Pessoa – PB, enfatizando os processos comunicativos da criança Surda, as possibilidades de desenvolvimento de língua(gem), identidade surda e cultura surda nesse espaço. Trata-se de um estudo qualitativo, caracterizado como estudo de caso, que teve como participantes a criança Surda e os profissionais envolvidos em sua escolarização/educação. A coleta de dados se deu através de observações e entrevistas semiestruturas, e as análises levaram em consideração, principalmente, as seguintes categorias: equidade, língua(gem), identidade surda, cultura surda, educação e corpo. Os resultados apontaram para uma educação que infringe vários princípios básicos da Educação Infantil e que desconsidera as diferenças inerentes às crianças Surdas.
Abstract: This study presents discussions on the education of deaf children in regular childhood education institutions, based on Cultural Studies and Deaf Studies. It aims to analyze the education of a deaf child in one of these institutions, located in João Pessoa – PB, emphasizing the communicative processes of the deaf child, languages development possibilities of language, deaf identity and deaf culture in this space. This is a qualitative study, characterized as a case study, which was attended by the deaf child and the professionals involved in their education. Data were collected by observation and semi-structures interviews, and the analysis took into account mainly the following categories: equity, language, deaf identity, deaf culture, education and body. The results pointed to an education that break several basic principles of early childhood education and ignores the inherent diferences deaf children.
Palavras-chave: Criança Surda
Educação Infantil
Estudo de Caso
deaf child
childhood education
case study
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOARES, Filippe Paulino. A educação infantil de uma criança surda na cidade de João Pessoa – PB: estudo de caso. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9870
Data do documento: 29-Set-2016
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.