Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4833
Tipo: | Dissertação |
Título: | Entre linhas, bordados e sabores: memórias e histórias de educadoras do Curso de Economia Doméstica em Bananeiras-PB (1960-1970) |
Autor(es): | Santos, Wanderléia Farias |
Primeiro Orientador: | Nunes, Maria Lucia da Silva |
Resumo: | A presente dissertação objetivou analisar as práticas docentes de educadoras do Curso de Economia Rural Doméstica do CAVN em Bananeiras/PB (1960-1970). O aporte da Nova História Cultural possibilitou o desenvolvimento de estudos como este, uma vez que deu importância a novos objetos de investigação, ao trazer à tona a voz de indivíduos antes renegados pela História Tradicional. Como fundamentos metodológicos, utilizei a história oral e a memória como fontes historiográficas, memória que também foi evidenciada em outras fontes como: diário de classe, plano de trabalho, livros e fotografias. Práticas docentes e relações de gênero são categorias que orientaram a análise, compreendendo que, não há como estudar as práticas das professoras do Curso de Economia Doméstica, sem percorrer os espaços em que se produziram as relações de gênero e suas representações. Analisar suas práticas me fez compreender uma parte da história da educação da cidade de Bananeiras marcada pelos colégios existentes, as práticas escolares, com características de uma cultura escolar da época, impregnada pelas questões de gênero que definiam espaços e atitudes adequadas a homens e mulheres daquele contexto. Além do mais, possibilitou conhecer e ressignificar a história do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, a partir do recorte temporal utilizado no presente trabalho. Dessa forma, esse estudo, contribui com o Estado da Arte que está sendo desenvolvido em História da Educação, acerca das práticas docentes de educadoras paraibanas, particularmente as que atuaram no referido curso, registrando suas histórias a partir de suas memórias, e colaborando para a escrita da história da educação local. |
Abstract: | This thesis aimed to analyze educators teaching practices of Domestic Rural Economy Course CAVN in Bananeiras/PB (1960-1970). The contribution of the New Cultural History enables the development of studies like this one, since it gave importance to the new inquiry‟s object, to bring up the individual‟s voice, that were before renegades by Traditional History. As methodological elements used the oral history and memory as historiographical sources, this memory was also evidenced in other sources as: attendance class, work plan, books and photographs. Teaching practices and gender relations are categories that guided the teacher‟s practices of the Domestic Rural Economy Course, without go through the spaces in which occurred gender‟s relations and their representations. Analyze their practices, made me understand one part of the Educational History of Bananeiras city, branded by the existence of schools, school practices, with features by the cultural school‟s epoch, impregnated by gender issues that defined spaces and appropriate attitudes for men and women in such context. Beyond that, it allowed to recognize and reframe the history of the Vidal de Negreiros Agricultural School, from the snippet temporal used in this study. Thus, this study contributes with the State of Art that is being developed in Education‟s History, concerning the teaching practices of the Educators of Paraíba, particularly for those who worked in that course, recording their stories from their memories, and collaborating for writing the history of the local education. |
Palavras-chave: | História Oral Memória Educadoras Práticas Docentes Oral History Memory Educators Teaching Practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Wanderléia Farias. Entre linhas, bordados e sabores: memórias e histórias de educadoras do Curso de Economia Doméstica em Bananeiras-PB (1960-1970). 2014. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4833 |
Data do documento: | 20-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 9,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.