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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4815
Tipo: Dissertação
Título: As aprendizagens interativas e cognitivas em jogos tradicionais/populares nas aulas de educação física
Autor(es): Cruz, Rodrigo Wanderley de Sousa
Primeiro Orientador: Gomes-da-silva, Pierre Normando
Resumo: Esta dissertação se propôs a investigar o modo de agir dos alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública, em jogos tradicionais/populares nas aulas de educação física. Em face de ser um estudo que trata o jogo por uma ótica diferente na sua vivência, em detrimento ao jogar pelo jogar, privilegiamos o jogo como facilitador de aprendizagens a partir da sua lógica interna de funcionamento ao modo existencial de agir dos jogadores, desdobrando em possíveis avanços cognitivos. Dessa forma, temos a seguinte questão-problema: Quais as aprendizagens interativas e cognitivas que ocorrem nos jogos tradicionais/populares de cooperação-oposição vividos nas aulas de Educação Física escolar? Tendo em vista a relevância da temática, revelamos nosso objetivo geral que consistiu em analisar as aprendizagens interativas e cognitivas nos jogos tradicionais/populares vividos pelos alunos nas aulas de educação física. A pesquisa se caracteriza como direta, de caráter descritivo e analítico com abordagem qualitativa dos dados, na perspectiva etnográfica e participante. Os sujeitos da pesquisa foram doze alunos do 7º ANO matriculados e com frequência regular nas aulas de Educação Física na Escola Municipal Augusto dos Anjos, localizada no bairro do Cristo Redentor, na cidade de João Pessoa, Paraíba. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram: diário de campo e os planos de imagem, subsidiados pelas técnicas da observação participante e grupo dialogal. Analisamos o jogo Baleado e Barra-Bandeira embasados pela Praxiologia Motriz (Parlebas, 2008; 2001; 1999), Analítica-Existencial do Movimento (Gomes-da-Silva, 2012; 2011; 2001) e a Assimilação Recíproca (Piaget, 1994; 1990; 1977). Identificamos vários ajustamentos nas tomadas de decisão dos jogadores diante das principais ações nos jogos: a passagem e o arremesso, mediados pelas relações com os demais jogadores, espaços e objetos, gerando novas aprendizagens nas relações de cooperação-oposição, na minimização do modo indiferente para o primordial, assim como na transição de condutas automáticas para ativas, ou seja, menos repetitivas e mais inventivas. Concluímos que as aprendizagens nos jogos tradicionais/populares partem das relações com os outros humanos e não humanos, nessas trocas inesgotáveis de gestos, táticas, envolvimentos e percepções constantes que, partindo de uma lógica interna de funcionamento, podem-se ganhar novas decisões inteligentes, mais reflexivas, desdobrando em novas práticas de linguagem e significações existenciais nos jogos vividos nas aulas de Educação Física.
Abstract: This thesis aims to investigate the mode of action of the elementary school students of a public school, in traditional / popular games in physical education classes. In the face of being a study that addresses the game from a different perspective on their experience , rather than the play by play , we focus on the game as a facilitator of learning from its internal operating logic of the existential mood of the players, unfolding in possible cognitive advances .Thus, we have the following problem-question : What are the interactive and cognitive learning that occurs in traditional / popular opposition cooperation - lived classes of Physical Education games ? Given the relevance of this topic, we reveal our overall goal was to examine the interactive and cognitive learning in traditional / popular games experienced by students in physical education classes. The research is characterized as direct, descriptive and analytical character with qualitative data analysis, ethnographic and participant perspective. The subjects took twelve students enrolled YEAR 7 and regular attendance in physical education classes at Escola Municipal Augusto dos Anjos , located in the Cristo Redentor neighborhood in the city of João Pessoa, Paraíba . The instruments used for data collection were field diary and image planes, subsidized by the techniques of participant observation and dialogical group. We analyzed Shot and Bar -Flag games grounded by Praxiologia Motriz ( Parlebas , 2008; 2001; 1999 Existential - Analytic Movement ( Gomes-da-Silva , 2012.2011 , 2001) and Reciprocal Assimilation ( Piaget , 1994; 1990;1977) identified several adjustments in decision making of the players on the main actions in games: the pass and shot , mediated by relationships with other players , spaces and objects , generating new learning in cooperative relations - opposition in minimizing indifferently for the primary as well as in the transition from automatic to conduct active , ie , less repetitive and more inventive . conclude that learning in the traditional / popular games run relationships with other human and non-human , these endless exchanges of gestures , tactics , wraps and constant perceptions that , starting from an internal operating logic , one can gain new , more thoughtful , intelligent decisions on deploying new means of language and existential meanings in games lived in Physical Education classes.
Palavras-chave: Jogo
Aprendizagem
Interação
Cognição
Game
Learning
Interaction
Cognition
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CRUZ, Rodrigo Wanderley de Sousa. As aprendizagens interativas e cognitivas em jogos tradicionais/populares nas aulas de educação física. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4815
Data do documento: 28-Mai-2014
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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