Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4848
Tipo: Dissertação
Título: Os estudantes do PROEJA no IFRN: a contribuição de seus arranjos culturais para a permanência no Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Alimentos
Autor(es): Ferreira, Rejane Gomes
Primeiro Orientador: Gonçalves, Luiz Gonzaga
Resumo: Este trabalho buscou indícios que apontam para algum êxito alcançado pelos estudantes do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Alimentos, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia IFRN CampusCurrais Novos. Ciente do tamanho das adversidades quanto aos aspectos institucionais, socioeconômicos, pedagógicos, didáticos e pessoais, que incidem na desistência dos estudantesdo citado curso, este estudo de caso, no âmbito da educação popular, procurou fugir do imobilismo que ameaça as perspectivas de leituras críticas acerca das situações geradoras de fracasso, sistematicamente apontadas para os cursos do PROEJA. Parase aproximar de seu objetivo, com os riscos de parecer privilegiar os méritos individuais, ou o jargão se você quiser você pode , buscamos, neste trabalho, encontrar pistas, a partir de respostas apresentadas pelos estudantes, de baixo para cima, capazesde projetar o educando como protagonista, apoiado basicamente em seus arranjos culturais mais relevantes e pouco valorizados.Ganhou ênfase a capacidade relacional dos mesmos, inclusive de determinados professores, quando se sentiam vinculados a grupos deapoio, o que permitiu a eles, estudando juntos, vencer as adversidades e conquistar, mesmo com grande sacrifício, suas metas de qualificação. Os sujeitos da pesquisa são estudantes que concluíram o Curso Técnico em Alimentos, docentes e gestores. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, caracterizando-se como um estudo de caso. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a permanência dos estudantes no Curso Técnicoem Alimentos pode ser fortalecida com o apoio institucional, com práticas pedagógicas e didáticas mais capazes de preocupar-se com os educandos em processos de aprendizagem e em sua lógica de enfrentamento das dificuldades já inventariadas por esta e por diferentes pesquisas. Se os aspectos relacionais, conviviais apontados tão fortemente pelos alunos do PROEJA não resolvem os problemas, mas podem gerar uma ação didática e pedagógica investigativa, mais capaz de ir detectando, a cada etapa, os problemas que ameaçam a permanência dos educandos, e que vão emergindo, como vimos acontecer nas melhores experiências de educação popular, perseguidas pela ditadura civil-militar.
Abstract: This research looked for clues aiming any success achieved by students from Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Alimentos, Young and Adults Educations mode (PROEJA), at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia -IFRN -Campus Currais Novos. Aware about adversity levels in institutional, socioeconomic, pedagogical, didactical and personal aspects, which reflects in students abandonment from this course, this case study, in popular education scope, attempted to stay away from failure situations, systematically pointed in PROEJA courses. To get close of its objective, side by side with the risk of privileging individual merits, or the jargon "if you want, you can", this work searched for clues on the answers from the students, in an upside down way, which were capable to project them as protagonists, taking support basically in their most relevant and less valued cultural arrangements. Took emphasis students relationshipment capacity, and some teachers, when they get attached to support groups, in a way that allowed them to surpass adversities and conquer their goals, studying together and with a great sacrifice. This research has as subjects students who have concluded Curso Técnico de Alimentos, professors and managers. The research starts from a qualitative approach, with exploratory nature, characterizing as case study. To collect the data techniques semi-structured interviews were used. Results point that the students permanency in Curso Técnico em Alimentos can be strengthened with institutional support, pedagogical and didactical practices more capable to worry with students in their learning process, and in their fight against difficulties already listed by this and others researches. If the relational aspects strongly pointed by PROEJA students doesn't solve the problems, they can generate an investigative didactical and pedagogical action, more able to detect, in each step, the problems threatening their permanency, and that will emerge, as happened in the best popular educ their permanency, and that will emerge, as happened in the best popular education experiences, chased by civil-military dictatorship.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Permanência escolar
Educação Profissional
Young and Adults Education
School permanency
Professional Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: FERREIRA, Rejane Gomes. Os estudantes do PROEJA no IFRN: a contribuição de seus arranjos culturais para a permanência no Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Alimentos. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4848
Data do documento: 28-Ago-2014
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.