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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4854
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de gramática na Paraíba em Lições da Língua Materna (1906)
Autor(es): Ramos, Maria Daniela Angelo
Primeiro Orientador: Silva, Fabiana Sena da
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar o ensino de gramática na obra Lições da Língua Materna (1906), de Francisco Xavier Junior, a qual foi adotada por meio de decreto n.315 de 17 de janeiro de 1907, como único livro a ser utilizado nas escolas primárias da Paraíba para o ensino de língua portuguesa. Para tanto, levamos em consideração que nesse período marcado por ideais nacionalistas houve uma proliferação de livros didáticos com saberes que atendessem ao progresso e nacionalismo. Dessa forma, produzir livros que valorizassem o ensino da língua materna era um meio de reforçar a ideia de que toda língua tem uma gramática, que serve para unificar por meio de um conjunto de valores, regras e ideais, os membros de uma sociedade. Tomamos como referencial teórico para o desenvolvimento da pesquisa Bittencourt (2004), Razzini (2000), Fávero (2009), Galvão e Batista (2003), Lajolo e Zilberman (1996) - livros didáticos. Sobre autoria, processo de produção da obra e os protocolos de leitura utilizamos Chartier (1999), bem como Foucault (2012) para analisar os discursos presentes na obra. Após realizarmos a análise dos discursos e dos conteúdos observamos que Lições da Língua Materna seguiu essa tendência de inovar os métodos de ensino da gramática da língua portuguesa baseado no método intuitivo, atendendo ao projeto modernizador republicano. O livro apresenta exercícios práticos, racionais e explica os conteúdos gramaticais de maneira objetiva, dando ênfase à prática ao invés de valorizar a memorização exaustiva das regras, conforme fazia o ensino tradicional. Além disso, constatou-se que no momento em que ensina saberes padronizados sobre a língua vigente a obra contribuiu também com a tarefa de homogeneizar/unificar por meio de um referencial comum, a língua materna.
Abstract: This research aims to analyze the teaching of grammar in the book Lições de Língua Materna Lessons from the Mother Tongue (1906) by Francisco Xavier Junior, adopted by a decree law n. 315 - January 17, 1907 - of the State Government as the only book to be used in Paraíba primary schools for the Teaching of Portuguese Language. Therefore, we took in consideration that in this period marked by nationalist ideals there was a proliferation of educational books with knowledge that would satisfy the progress and nationalism. This way, to produce books that valued the teaching of the mother tongue was a mean to reinforce the idea that every language has a grammar, which serves to unify the member of a society through a set of values, rules and ideals. We got as theoretical reference for development of this research Bittencourt (2004), Razzini (2000), Fávero (2009), Galvão and Batista (2003), Lajolo and Zilberman (1996)- Educational books. About outhorship, production work process and the reading protocols we used Chartier (1999), as well Foucault (2012) to analyze the speeches present in the work. After we realized the speeches analysis and the contents we have seen that the book "Lições da Língua Materna" followed this tendency to innovate teaching methods of Portuguese grammar based on the intuitive method, answering the republican modernization project. The book contains practical, rational exercises and explains grammatical content in an objetive manner, emphasizing the practice instead of valorizing the exhaustive memorization of rules, as in traditional teaching. Furthermore, it was verified that when the book teaches standardized knowledge, it also contributes with the tasks of homogenize/unify through a common referential, the mother tongue.
Palavras-chave: Gramática
Livro didático
República
Língua Materna
Grammar
Educational book
Republic
Mother tongue
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: RAMOS, Maria Daniela Angelo. O ensino de gramática na Paraíba em Lições da Língua Materna (1906). 2014. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4854
Data do documento: 11-Ago-2014
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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