Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4741
Tipo: Dissertação
Título: O PROEJA no IFPB Campus João Pessoa: um estudo sobre o acesso e a permanência do alunado
Autor(es): Arruda, Zoraida Almeida de Andrade
Primeiro Orientador: Prestes, Emília Maria da Trindade
Resumo: Esta dissertação apresenta o resultado do trabalho de pesquisa, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus João Pessoa. A investigação tem como objetivo geral fazer um estudo sobre o acesso e a permanência do alunado do Curso Técnico em Eventos do PROEJA, no IFPB Campus João Pessoa. Os objetivos específicos buscam situar o PROEJA no IFPB, na perspectiva do direito à educação, desde a oferta de sua primeira turma, conhecer o perfil sócio econômico do alunado, identificar suas expectativas quando do acesso ao IFPB assim como as razões/motivações que os levaram a ingressar no PROEJA e identificar os fatores de permanência do alunado no PROEJA. Foram selecionados como sujeitos para a pesquisa os alunos do Curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Os resultados da pesquisa apontaram que diversos fatores somam-se e contribuem para o aluno permanecer na escola e que o principal fator que favorece a permanência é o acolhimento.
Abstract: Este estudio presenta el resultado del trabajo de investigación, realizado en el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus João Pessoa. La investigación tiene como objetivo general, hacer un estudio sobre el acceso y la permanencia del estudiante del Curso Técnico en Eventos del PROEJA en el IFPB Campus João Pessoa. Los objetivos específicos buscan situar el PROEJA en el IFPB, en la proyección del derecho a la educación, desde la oferta de su primer Curso en Eventos, conocer el perfil socioeconómico de los estudiantes, identificar sus expectativas con respecto al acceso al IFPB y las razones / motivaciones que los llevaron a ingresar en el PROEJA, como también identificar factores de permanencia de los estudiantes en el PROEJA. Fueron seleccionados como sujetos para la investigación, los alumnos del Curso Técnico en Eventos Integrado al Secundario en la Modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos. Los resultados de la investigación registran que diversos factores se agregan y contribuyen para el estudiante mantenerse en la escuela, además, el factor hospitalidad es lo más importante para la permanencia.
Palavras-chave: PROEJA
Acesso
Permanência
PROEJA
Acceso
Permanencia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: ARRUDA, Zoraida Almeida de Andrade. O PROEJA no IFPB Campus João Pessoa: um estudo sobre o acesso e a permanência do alunado. 2012. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4741
Data do documento: 31-Ago-2012
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.