Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4703
Tipo: Dissertação
Título: Princípio Biocêntrico: A contribuição do Pensamento de Rolando Toro para o campo da Educação.
Autor(es): Guedes, Ricardo Ferreira
Primeiro Orientador: Gonsalves, Elisa Pereira
Resumo: Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, tem como objetivo verificar se a proposta do Princípio Biocêntrico elaborado pelo chileno Rolando Toro traz inovações conceituais, metodológicas para o campo da Educação. A relação do paradigma do Princípio Biocêntrico como objeto da pesquisa faz ressaltar algumas contribuições para a educação dentre as quais destacamos: a afetividade como fator promotor da aprendizagem; a inteligência afetiva como aspecto imprescindível para a educação contemporânea; a linguagem do corpo como um conhecimento pautado numa lógica sensível; a historicidade do corpo e as condutas éticas. Tomamos como referencial teórico o criador dessa temática Rolando Toro, Elisa Gonsalves, Fritjof Capra, David Bohm, Nobert Elias, Humberto Maturana e Francisco Varela dentre outros. A construção teórica sobre o sensível, intuitivo e o que é sentido, vivenciado e experienciado no aqui e agora, mediante estímulos pró-vida, fornece elementos para a construção de uma base epistemológica que articule argumentos da compreensão do corpo humano na sua relação com o ambiente, a cultura e sociedade em que vive, bem como o fenômeno da cognição como um texto corporal, defendendo uma concepção para o desenvolvimento humano nas múltiplas dimensões: cognitiva; social; cultural; vivencial; emocional; espiritual; ético e afetivo.
Abstract: This research bibliographic aims to determine whether the proposal prepared by the Principle Biocentric, Chilean Rolando Toro breaks new conceptual methodological, to the field of Education. The relationship between the biocentric paradigms Principle as an object of research does highlight some contributions to education among which we highlight: affection as a factor that promotes learning, emotional intelligence as a vital aspect to contemporary education, body language as knowledge based a sensitive logic, the historicity of the body and ethical conduct. We take the theoretical creator of this theme Rolando Toro, Elisa Gonsalves, Fritjof Capra, David Bohm, and Nobert Elias, Humberto Maturana and Francisco Varela and others. The theoretical construction on the sensitive, intuitive and what is felt, lived and experienced in the here and now, through stimulation pro-life, provides elements for building a basic epistemological arguments that articulates the understanding of the human body in its relationship with the environment , culture and society in which they live, as well as the phenomenon of cognition as a text body, advocating a design for human development in multiple dimensions: cognitive, social, cultural, experiential, emotional, spiritual, ethical and affective.
Palavras-chave: Princípio Biocêntrico
Educação
Inteligência Afetiva
Corpo
Principle Biocentric
Education
Affective Intelligence
Body
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: GUEDES, Ricardo Ferreira. Princípio Biocêntrico: A contribuição do Pensamento de Rolando Toro para o campo da Educação.. 2012. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4703
Data do documento: 24-Ago-2012
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdf383,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.