Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19903
Tipo: Dissertação
Título: Políticas educacionais e os espaços físicos para a prática pedagógica em educação física na rede municipal de Campina Grande-PB: entre o real e o ideal
Autor(es): Nascimento, Maria do Socorro
Primeiro Orientador: Hermida, Jorge Fernando
Resumo: O presente estudo tem como propósito analisar a política educa cional para a Educação Física escolar em Campina Grande PB e a realidade das condições de trabalho dos professores deste componente curricular, a partir de um aspecto funda mental para a Prática Pedagógica : o espaço físico de aula. Inicialmente, o trabalho apresenta uma discussão a respeito da relação que se estabelec e entre as políticas públicas sociais no Estado brasileiro tomando como referência a política educacional local e prossegue dialogando com as formas de pensar a Educação Física representada nas abordagen s pedagógicas para o seu ensino e o seu difícil diálo go com os espaços físicos A pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e documental e foi realizada em quatro escolas públicas da Rede Municipal de Ensino da referida cidade. Para atender a os objetivos almejados e visando contribuir com as discussões a cerca das políticas educacionais para Educação Física no contexto escolar, foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas com os diretores e professores de Educação Física das quatro escolas e com o coordenador de Educação Física do município. O estudo conclui que apesar do significativo avanço ocorrido na área em matéria de abordagens pedagógicas, há um descompasso entre elas (o ideal) e a realidade edu cacional, notadamente no que diz respeito a os espaços físicos de aula. A distância que existe entre o ideal e o real pode ser caracterizada como condicionante da precarização do trabalho docente que sofrem os educadores da nossa área. Tomando como base os dados da realidade, este estudo aponta indicadores para essas políticas, na perspectiva de indicar possíveis elementos de transformação das estruturas de funcionamento das aulas e também superação das condições precárias de trabalho detectadas.
Abstract: The present study aims to analyze the educational policy of the scholar Physical Education in Campina Grande-PB and the reality of the working conditions of the teachers of this school subject, from a fundamental aspect of the Pedagogical Practice: the physical space of class. Initially, this study presents a discussion about the relation established between social public policy in the Brazilian state, taking as a reference the local educational policy, and it proceeds dialoguing with the ways of thinking the Physical Education represented in the pedagogical approaches for its teaching and its difficult dialogue with the physical space. This is a qualitative, descriptive and documental research and it was performed in four public schools from a Municipal Education System in the referred city. In order to achieve the objectives and aiming to contribute with the discussions about the educational policy to Physical Education in the scholar context, it was used as instrument of data collection, semi-structured interviews with the principals and the Physical Education teachers of the four schools and also with the Physical Education coordinator of the city. This study concludes that, despite the significant progress occurred in the methodological approaches of the area, there is a difference between them, the ideal and the educational reality, especially in the physical spaces of class. This difference can be characterized as one of the reasons to the deterioration of the teaching work conditions suffered by the teachers of this area. Based on the reality data, this study points out the indicators for this policies, in the perspective to show possible elements of transformation in the work structure of the classes and also overcome the poor working conditions identified.
Palavras-chave: Política educacional
Espaços físicos
Educação física
Prática pedagógica
Educational policy
Pedagogical practice
Physical education
Physical spaces
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19903
Data do documento: 29-Ago-2012
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaDoSocorroNascimento_Dissert.pdf3,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons