Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4677
Tipo: Dissertação
Título: Colégio Normal Francisca Mendes: caminhos da escola normal em Catolé do Rocha/PB 1939 a 1959
Autor(es): Sousa, Maria Cleide Soares de
Primeiro Orientador: Cardoso, Carlos Augusto de Amorim
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma investigação realizada acerca do Colégio Normal Francisca Mendes, na cidade de Catolé do Rocha, no período de 1939 a 1959. O Colégio foi o objeto e o lócus deste estudo, com ênfase em sua criação, seu funcionamento e desdobramentos da sua cultura escolar como instituição formadora de futuras professoras. O objetivo principal foi justamente o de analisar o processo de criação e funcionamento do Colégio, sobretudo em relação às informações sobre o contexto histórico do momento educacional referentes ao século XX e temas sobre cultura escolar. A metodologia utilizada insere-se na abordagem da pesquisa básica, de caráter documental e de natureza qualitativa. Para a coleta dos dados foi empregada a técnica da História Oral, por meio da pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas com seis normalistas e uma professora do Colégio. Para analisar os dados coletados foi utilizado o método da análise de conteúdo, por perceber que a especificidade do objeto deste estudo suscita o diálogo com as normalistas através de suas memórias, materiais de organização escolar e das práticas pedagógicas desenvolvidas na instituição de formação. Os resultados apontam, de forma segura, que a criação de uma instituição escolar, em um cenário de uma cidade localizada no alto sertão paraibano, no final da década de 1930, tem um significado relevante. Essa relevância se configura, sobretudo, por ser formadora de professoras primárias, uma Escola Normal, que contribui para o acesso à educação e para o desenvolvimento da sociedade local e regional. Portanto, estabelece-se como um objeto de interesse historiográfico, pois o Colégio Normal Francisca Mendes contribui para que se compreenda sua função social, tanto no município quanto no Estado da Paraíba.
Abstract: This research is the result of a fulfilled investigation concerning the Colégio Normal Francisca Mendes, in the town of Catolé do Rocha, from 1939 to 1959. The Colégio was the object and the locus of this study, with emphasis on its creation, functioning and outcome of its school culture as formation institution of future teachers. The main objective was to analyze the creation and functioning process of the Colégio, especially in relation to information about the historical context of that educational period referring to the XX century and themes regarding school culture. As to the methodology used, it is an approach of basic research, documental character and qualitative nature. For data collection, the Oral History technique was used, by means of field research and semi-structured interviews carried out with six students and a teacher of the Colégio. In order to analyze the collected data, the content analysis method was used by perceiving that the specificity of the object of this study prompts the dialogue with students through their memories, materials related to school organization and pedagogical practices developed in the formation institution. Results point out, with certainty, that the creation of a school institution, in a scenario of a town placed in Paraíba hinterlands, in the end of the 1930s, presents a relevant meaning. Such importance is represented, especially, for being a formation institution for Elementary teachers, Escola Normal, of a school which contributes to the access to education and to the development of the local and regional society. Therefore, it constitutes an object of historiographic interest once the Colégio Normal Francisca Mendes contributes so as its social function, both in the town and in Paraíba State, can be understood.
Palavras-chave: Processo de criação e funcionamento
Escola Normal
Cultura escolar
Creation and functioning process
Escola Normal
School culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: SOUSA, Maria Cleide Soares de. Colégio Normal Francisca Mendes: caminhos da escola normal em Catolé do Rocha/PB 1939 a 1959. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4677
Data do documento: 23-Ago-2012
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.