Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4783
Tipo: Dissertação
Título: A trajetória intelectual de Silvino Olavo: uma análise histórica, cultural e educacional
Autor(es): Batista, Simone Vieira
Primeiro Orientador: Costa, Jean Carlo de Carvalho
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é traçar/delinear/escrever biograficamente a trajetória intelectual do paraibano Silvino Olavo de 1916 a 1933, privilegiando a formação escolar e acadêmica deste personagem num esforço investigativo de fazer emergir o habitus construído histórica e socialmente pela educação para compreender quem era, de que maneira, e por meio de quais estratégias, Silvino Olavo se fez e foi feito intelectual paraibano. Para tanto, utilizo como suporte teórico-metodológico os estudos de BOURDIEU (2006;1974;1978;1998), DOSSE (2009), RODRIGUES (2002), CHARTIER (1990;1991), LE GOFF (1996;1998), GADAMER (1999) que me permitiram imiscuir na vida desse intelectual por meio da exegese das biografias, dos relatos memorialistas, das críticas jornalísticas e da própria produção jornalística e poética olavianas. Destarte, ao escrever biograficamente a trajetória intelectual de Silvino paraibano, jornalista, poeta, advogado, político, intelectual, melancólico, inquieto, religioso, moderno, esquizofrênico, de um humor satírico e picaresco, obsessivo com o lado lúgubre e funesto da existência, mas ao mesmo tempo amante da vida, das mulheres, da ciência, homem de seu tempo, que usava as palavras como arma de sobrevivência quando batia a depressão, a desilusão afetiva, o desespero, a solidão me permitiram compreender como a educação constrói e fortalece identidades e produz efeitos sobre as trajetórias individuais das pessoas, constituindo-se em filtros por meio dos quais os seres humanos irão posteriormente perceber o mundo exterior e basear suas escolhas futuras (BOURDIEU,2006). Esta é a tarefa imposta a quem busca traduzir e dar unidade a todos os muitos que algum outro foi (PIRANDELLO, 2001). Se a importância como advogado e poeta era flagrante desde o início desta pesquisa, a importância como intelectual, amigo, jornalista e filho foi surgindo devagar, aparecendo como em uma revelação fotográfica. Apesar dos tantos traços, do contorno esboçado, faltam ainda detalhes. É que esse relato não se pretende definitivo, uma biografia exaustiva. Antes é um perfil, um retrato, um recorte dessas milhares de faces. Logo, ainda há muito a dizer sobre Silvino Olavo Martins da Costa. Muitos arquivos a revirar, muitas fotografias para nos fazer lembrar. Mais cem mil para serem estudados. Partindo daqui, dá para ir apreciando o caminho, cada nuance, detalhe.
Abstract: The general objective of this research and draw / draw / write biographically intellectual trajectory of Silvino Olavo from 1916 to 1933 in Paraíba - PB, focusing on school and academic formation of this character in investigative effort to emerge from the historically and socially constructed habitus by education to understand who , how , and through which strategies , Silvino Olavo was made and was made intellectual . To do so , use it as theoretical- methodological support the studies of BOURDIEU (2006 , 1974, 1978, 1998) , DOSSE (2009 ) , RODRIGUES (2002 ) , CHARTIER (1990, 1991) , LE GOFF ( 1996, 1998 ) , GADAMER ( 1999) that allowed intrude in this intellectual life through the exegesis of biographies , memoirs of the reports , the journalistic criticism and own journalistic and poetic production olavianas . Thus , to write biographically intellectual trajectory of Silvino - journalist , poet , lawyer, politician , intellectual , melancholy , restless, religious, modern, schizophrenic , a satirical mood and picaresque , obsessed with the lugubrious and ominous side of existence , but at the same time of life , women of science , man of his time , he used the words as a weapon of survival when the beat depression , affective disillusion , despair , loneliness lover allowed me to understand how education builds and strengthens identities and produces effects on individual trajectories of people , constituting a filter through which human beings will subsequently perceive the outside world and base their future choices (BOURDIEU , 2006) . This is the task imposed on those seeking to translate and give unity to all that many some other was ( PIRANDELLO , 2001 ) . If the importance as a lawyer and poet was blatant from the beginning of this research , the importance and intellectual , friend , journalist and son was emerging slowly , appearing as a photo developer . Despite the many traces of sketchy outline , still lacks details . And this report is intended not definitive , exhaustive biography. Before and profile, a picture , a cut of those thousands of faces . So, although there is much to say about Silvino Olavo Martins da Costa . Many files to roll , lots of photos to remind us . Another hundred thousand to be studied. Other than that , can you go enjoying the way , every nuance , detail.
Palavras-chave: Intelectual
Habitus
Educação
Intellectual
Habitus
Education
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BATISTA, Simone Vieira. A trajetória intelectual de Silvino Olavo: uma análise histórica, cultural e educacional. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4783
Data do documento: 31-Out-2011
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.