Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4650
Tipo: | Dissertação |
Título: | A (des)contextualização social do currículo na educação de jovens e adultos: o caso de uma escola situada no Município de Sapé-PB |
Autor(es): | Soares, Rosalinda Falcão |
Primeiro Orientador: | Carlos, Erenildo João |
Resumo: | Esta dissertação procura articular três questões centrais: o currículo, a educação de jovens e adultos e a educação do campo. Ancorando-se na perspectiva dos estudos culturais, analisa a descontextualização social do currículo na educação de jovens e adultos, de uma escola situada no município de Sapé, Estado da Paraíba. Considerando a técnica do estudo de caso, a pesquisa foi realizada com seis estudantes trabalhadores no corte da cana de açúcar, do 1º e 2º segmentos da EJA, com quem foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa centrada na entrevista e no questionário semiestruturado. Os dados obtidos foram sistematizados a partir das categorias de análise currículo, educação de jovens e adultos e escola do campo. O estudo confirmou a hipótese de que a proposta curricular da escola revelava-se distante da vida social dos estudantes, apontando a necessidade política e pedagógica de ressignificá-la à luz da especificidade dos parâmetros da educação do campo. |
Abstract: | Este trabajo busca articular tres aspectos fundamentales: el plan de estudios, la educación y la juventud y el campo de educación de adultos. Anclaje en la perspectiva de los estudios culturales, análisis de la contextualización (des) sociales del plan de estudios en la educación de jóvenes y adultos de una escuela situada en la ciudad de Sape, Estado de Paraiba. Teniendo en cuenta el estudio de casos técnicos, la investigación se llevó a cabo con seis estudiantes que trabajan en el corte de caña de azúcar, el primero y segundo segmentos de la educación de adultos, con el que se utilizó un enfoque metodológico cualitativo centrado en la entrevista y en el cuestionario semi-estructurado. Los datos se obtuvieron de un análisis sistemático de las categorías del plan de estudios, jóvenes y adultos y el campo de la escuela. El estudio confirmó la hipótesis de que el plan de estudios de la escuela resultó ser lejos de la vida social de los estudiantes, que apunta a la necesidad de una política educativa y replantea a la luz de los parámetros específicos del campo de la educación. |
Palavras-chave: | Currículo Educação de Jovens e Adultos Escola do campo Curriculum Educación de Jóvenes y Adultos Escuela de campo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós Graduação em Educação |
Citação: | SOARES, Rosalinda Falcão. A (des)contextualização social do currículo na educação de jovens e adultos: o caso de uma escola situada no Município de Sapé-PB. 2011. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4650 |
Data do documento: | 31-Out-2011 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.