Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4745
Tipo: Dissertação
Título: O discurso da base curricular comum para as redes públicas de Pernambuco no cenário de globalização contemporânea
Autor(es): Soares, Maria do Carmo de Moura Silva
Primeiro Orientador: Fernandes, Angela Maria Dias
Resumo: A presente dissertação consiste em uma análise da política curricular de Pernambuco no cenário de globalização contemporânea. Trata-se de uma investigação qualitativa com uma abordagem descritiva e exploratória que incidiu sobre o documento oficial denominado de Base Curricular Comum de Pernambuco BCC-PE (2008). Este documento foi elaborado com o propósito de unificar o currículo das redes públicas estadual e municipais em torno de uma matriz comum. Como ferramenta metodológica de investigação foi utilizada a análise do discurso baseada em Michel Foucault, perspectiva que possibilita o engajamento na luta por um espaço possível de questionamento das relações de poder e de mudança dos regimes de verdade que produzem realidades e subjetividades. A pesquisa fundamentou-se, teoricamente, na concepção de currículo como política cultural, pois se compreende que as políticas curriculares são produzidas no âmbito de negociações, envolvendo disputas por significações culturais e discursivas com a participação dos diversos sujeitos e campos sociais. Nesta perspectiva, foram consideradas as contribuições dos estudos culturais, bem como os conceitos de recontextualização e hibridação. A análise da Base Curricular Comum de Pernambuco (2008) deixa evidenciado que, em meio à interdiscursividade, emerge um híbrido discursivo no qual se identifica a prevalência do discurso da performatividade e da cultura comum. Estes discursos, de forma recontextualizada, trazem as marcas dos discursos das organizações internacionais, tais como a OCDE, que no contexto de globalização contemporânea consegue, através de uma diversidade de estratégias, disseminar um novo modelo de gestão pública que vem atuando como regime de verdade e se refletindo na política de currículo oficial de Pernambuco.
Abstract: Esta tesis es un análisis de la política curricular de Pernambuco en el contexto de la globalización contemporánea. Se trata de una investigación cualitativa con un enfoque descriptivo y exploratorio, que se centró en el documento oficial que se llama Base Curricular Común de Pernambuco - BCC-PE (2008). Este documento fue preparado con el propósito de unificar el currículo de las redes públicas - estatal y municipal - en torno a una matriz común. Como una herramienta metodológica para la investigación se utilizó el análisis del discurso sobre la base de Michel Foucault, una perspectiva que permite la participación en la lucha por un espacio de posible cuestionamiento de las relaciones de poder y el cambio de regímenes de verdad que producen realidades y subjetividades. La investigación se fundamenta teóricamente en el concepto de currículo como política cultural, ya que se entiende que las políticas curriculares son realizados en las negociaciones las controversias relacionadas con significados culturales y los discursos con la participación de diversos temas y ámbitos sociales. En esta perspectiva, consideramos las aportaciones de los estudios culturales, así como los conceptos de recontextualización y la hibridación. Análisis de la Base Curricular Común de Pernambuco - BCC-PE (2008) pone de manifiesto que, en medio de interdiscursividad, emerge un discurso híbrido en el que se identifica la prevalencia del discurso de la performatividad y de la cultura común. Estos discursos, por la recontextualización, llevan las marcas de los discursos de organizaciones internacionales como la OCDE, que en el contexto de la globalización contemporánea puede a través de una variedad de estrategias difundir un nuevo modelo de gestión pública que ha sido visto como un régimen de verdad en la política el currículo oficial de Pernambuco.
Palavras-chave: Política curricular
Discurso
Globalização
Cultura
Performatividade
Política curricular
Discurso
Globalización
Cultura
Performatividad
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: SOARES, Maria do Carmo de Moura Silva. O discurso da base curricular comum para as redes públicas de Pernambuco no cenário de globalização contemporânea. 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4745
Data do documento: 1-Jan-2010
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.