Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4925
Tipo: Dissertação
Título: Ambientes virtuais: educação e cultura na construção do museu virtual josé américo de almeida
Título(s) alternativo(s): VIRTUAL ENVIRONMENTS: Education and Culture in the construction of the Virtual Museum José Américo de Almeida
Autor(es): Petrucci, Mabel Ribeiro
Primeiro Orientador: Pimenta, Sônia de Almeida
Resumo: Esta dissertação tem como tema os Ambientes Virtuais: Educação e Cultura na construção do Museu Virtual José Américo de Almeida e, como objeto de estudo, o Museu Casa José Américo de Almeida. Pretendemos mostrar a importância do ambiente virtual como elemento para uma cultura que leva em conta a articulação entre educação e tecnologia, enfocando esse lugar institucional permanente a serviço da sociedade, caracterizado pelo conhecimento descentralizado, simbólico, participativo e de motivação pessoal. Na perspectiva de acompanhar os novos horizontes do saber imposto pela sociedade tecnológica contemporânea, tivemos como principal objetivo analisar os princípios de construção do Museu Virtual José Américo de Almeida, procurando compreender as articulações entre Educação, Cultura e Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC), levando em conta as abordagens sobre a identidade, cultura, mídia, multiculturalismo e, consequentemente, os ambientes virtuais. A partir destas abordagens sobre os ambientes virtuais, os museus podem ser mais manipulados pelos usuários interessados em pesquisar sobre um ícone da cultura nordestina, José Américo de Almeida, os quais poderão interagir com as informações disponíveis no ambiente virtual. Portanto, tangencia a esta construção de museu virtual a importância da história, da memória, do patrimônio cultural, da preservação da identidade e do fortalecimento da cultura. Para execução da pesquisa, utilizamos referências bibliográficas como suporte teórico-metodológico para a pesquisa qualitativa, em forma de estudo de caso, com base na descrição do processo de construção do Museu Virtual José Américo de Almeida Expressão da Cultura Nordestina. Sendo assim, também é descritiva e por se tratar de uma pesquisa na qual o principal pesquisador (a) faz parte do processo de construção que constitui o objeto estudo, podemos afirmar que é uma pesquisa participante. Nas considerações finais, procuramos demonstrar que o museu virtual hoje possibilita a interatividade proporcionada pela internet e seus mecanismos imediatos, dinamizando a mediação entre o público e o objeto museológico.
Abstract: This dissertation has as the subject-matter Virtual Environment: Education and Culture in the construction of the Virtual Museum José Américo de Almeida, and as objects of study, the Museum house José Américo de Almeida. We want to show the importance of the virtual environment as an element in a culture that takes into account the links between education and technology, focusing on the permanent institutional place in the service of society, characterized by decentralized knowledge, symbolic, participatory and personal motivation. With a view to monitor the new horizons of knowledge required by modern technological society, we had like main objectives, to analyze the principles of construction of the Virtual Museum José Américo de Almeida, seeking to understand the links between Education, Culture and Digital Technology, Information and Communication (TDIC), taking into account the approaches to identity, culture, media, multiculturalism, and thus the virtual environments. From these approaches in virtual environments, museums can be more "manipulated" by users interested in researching an icon of the Northeast culture, José Américo de Almeida, which may interact with the information available in the virtual environment. Therefore, this touches the construction of virtual museum of the importance of history, memory, cultural heritage,preservation of identity and the strengthening of culture. To conduct the research, we use references as a theoretical and methodological framework for qualitative research in the form of case study, based on the description of the construction of the Virtual Museum José Américo de Almeida - Expression of the Northeast culture. Therefore, it is also descriptive because it is a study in which the principal investigator is part of the construction that is the subject of study, we can say that it is a participatory research. In final considerations, we show that now, the virtual museum enables the interactivity of the Internet and its immediate mechanisms and simulating mediation between the public and museum object.
Palavras-chave: Ambientes Virtuais
Museu
Educação
Multiculturalismo
Tecnologias Digitais
Virtual Environments
Museum
Education
Multiculturalism
Digital Technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: PETRUCCI, Mabel Ribeiro. VIRTUAL ENVIRONMENTS: Education and Culture in the construction of the Virtual Museum José Américo de Almeida. 2010. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4925
Data do documento: 10-Mar-2010
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.