Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4936
Tipo: | Dissertação |
Título: | A interatividade no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: a escola de gestores de educação básica da Paraíba |
Autor(es): | Sousa, Elizenda Sobreira Carvalho de |
Primeiro Orientador: | Aragão, Wilson Honorato |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a interatividade entre cursista, professor, conteúdo, plataforma, especificamente o uso das ferramentas interativas síncronas e assíncronas no processo ensino-aprendizagem do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA (Moodle), no 1° Curso de Especia lização em Gestão Escolar do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB. Como aporte e base teórica adotada para a realização deste estudo, foram consideradas as representações sociais de Serge Moscovici e os posicionamentos e conceitos sobre interação e interatividade de vários autores que discutem esse tema no ambiente virtual de aprendizagem. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a observação participante, a entrevista virtual semiestruturada e questionário de pesquisa, todo esse material encaminhado através das ferramentas virtuais (e-mail, fórum, caixa de mensagens), para apreender as representações sociais dos cursistas sobre a interatividade vivenciada no curso. Finalizando, deve-se qualificar cada vez mais a interatividade entre todos os atores do ensino à distância, para que se obtenha melhores resultados nos processos de ensinar e aprender virtualmente. |
Abstract: | The present work has as its objective, analyze the interactivity between the course participants, teacher, content, platform, specifically the use of the synchronous and asynchronous interactive tools in the process of teach-learning of the Virtual Environment of Learning AVA (Moodle), in the 1st Course of Specialization in School Management of the Program of Pos-graduation in Education of the UFPB. As a contribution and theoretical base adopted for the accomplishment of this study, were considered the social representations of Serge Moscovici and the positioning and concepts about the interaction and interactivity of several authors that argue this theme on the virtual environment of learning. It was used as a instrument to collect data, the participant comment, the virtual semistructured interview and the questionnaire of research, all of this material send through the virtual tools (e-mail, forum, message box), to learn the social representation of the course participants about the interactivity lived in the course. Finishing, each time must qualify more the interactivity between all the actors of distance education, so that it gets better results in the process of teach and learn virtually. |
Palavras-chave: | Representações sociais Interatividade Ambientes virtuais Moodle Social representation Interactivity Virtual environments Moodle |
CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SOUSA, Elizenda Sobreira Carvalho de. A interatividade no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: a escola de gestores de educação básica da Paraíba. 2010. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4936 |
Data do documento: | 2-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 873,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.