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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4905
Tipo: | Dissertação |
Título: | Saber popular e escolarização: uma junção necessária no semiárido paraibano |
Autor(es): | Martins, Izabel Cristina |
Primeiro Orientador: | Araujo, Edineide Jezine Mesquita |
Resumo: | O processo de escolarização dos sujeitos crianças, jovens e adultos - que vivem nas áreas rurais dos municípios localizados no semiárido paraibano, acontece em um contexto de dificuldades naturais, sociais e econômicas. No entanto, o saber popular se sobressai na superação dos problemas enfrentados pela população. As investigações ocorreram na zona rural do município de São José de Piranhas - PB, localizado na microrregião do sertão paraibano, com um grupo de sujeitos participantes composto por agricultores/as residentes na área. Nas entrevistas semiestruturadas e nas conversas informais, o conteúdo das falas transcritas no caderno possibilitou o entendimento do processo de exclusão escolar no qual estão emersos e a compreensão da continuidade do processo educacional, bem como a importância do saber popular nessas trajetórias. Os resultados da análise de dados indicam a existência de defasagem educacional na área rural do semiárido paraibano, a qual se relaciona aos mais diversos e variados aspectos, entre eles, a insuficiência das propostas e das ações educacionais voltadas para a área. O processo de escolarização de muitos sujeitos que hoje vivem nas áreas rurais está relacionado às incertezas de iniciar, continuar e prosseguir com uma carreira educacional próspera, em busca de uma realização profissional futura, ou de ter garantido por direitas aptidões e habilidades profissionais. O trabalho investigativo com sujeitos do semiárido paraibano possibilita verificar o saber/fazer educativo do saber popular e da coletividade, com potencial analítico bem mais eficaz tanto quanto maiores forem as preocupações dos gestores públicos e das instituições educacionais com a escolarização desses sujeitos. |
Abstract: | The process of education of subjects - children, youth and adults living in rural areas of the municipalities located in semi-arid of Paraiba is wrapped in a context of natural difficulties, social and economic. However, the people know it stands in overcoming the problems faced by the population. The investigations were in the rural municipality of São José de Piranhas - PB at microregion backlands paraibano with a group of individuals composed of participating farmers / residents in the area. In semi-structured interviews and informal conversations, the contents of the diary transcribed speech enabled understanding of the process of exclusion from school in which they emerged and understanding of the continuity of the educational process and the importance of knowledge in these popular courses. Analysis of data indicate the existence of the educational gap in the rural area of the semi-arid, which is related to many different and varied aspects including the failure of proposals and educational actions directed to the area. The process of education of many individuals who now live in rural areas is related to the uncertainties of starting, continuing and further education with a thriving career in search of a future professional achievement, or have a guaranteed right skills and professional skills. The investigative work subject to the semi-arid of Paraiba possible to verify the knowledge / education to learn the popular and the community, with much more effective analytical potential as greater concerns of managers and public educational institutions with the education of these subjects. |
Palavras-chave: | Escolarização Semiárido paraibano Saber popular Exclusão Schooling Semi-arid paraibano People know Exclusion |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós Graduação em Educação |
Citação: | MARTINS, Izabel Cristina. Saber popular e escolarização: uma junção necessária no semiárido paraibano. 2009. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4905 |
Data do documento: | 7-Mar-2009 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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