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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4880
Tipo: | Dissertação |
Título: | As Tecnologias da Informação e Comunicação na formação docente: análise do projeto político-pedagógico do curso de pedagogia das Universidades Federais |
Autor(es): | Braga, Hélia Maria Barroso |
Primeiro Orientador: | Pimenta, Sônia de Almeida |
Resumo: | As últimas décadas do século XX e o início do século XXI se apresentam como um momento ímpar na história da humanidade. É possível atribuir esse movimento de transformação da sociedade, em grande parte, às inovações tecnológicas que hoje permeiam todas as áreas do conhecimento. Contudo, observa-se que o desenvolvimento tecnológico por si só não dá respostas às complexas demandas sociais. É preciso promover o desenvolvimento humano por meio da educação. Na sociedade do conhecimento, a educação se configura como o eixo central. Nesse sentido, toma-se como objeto de análise desta dissertação o Projeto Político- Pedagógico do curso de Pedagogia de universidades federais brasileiras, disponíveis no ano de 2007, de modo a verificar definições que contribuam para a formação do profissional da educação, voltadas para a utilização pedagógica das tecnologias da informação e comunicação. Para tanto, procurando observar as transformações na contemporaneidade, serão utilizadas as categorias cultura, formação docente e currículo para refletir sobre a formação do profissional da educação e procurar responder como a formação docente tem contemplado o uso das tecnologias da informação e comunicação como prática pedagógica na atual conjuntura social. Considerando o referencial teórico para o entendimento das categorias de investigação, foi possível compreender o fenômeno estudado nas esferas social, econômica, cultural e educacional, situando-o no contexto histórico da pós-modernidade. Com esta pesquisa, à luz dos Estudos Culturais, ampliam-se as discussões sobre a formação docente, na perspectiva da construção de um currículo multicultural e da utilização pedagógica das tecnologias da informação e comunicação, vindo a contribuir para a qualificação do futuro profissional da educação em consonância com a sociedade do conhecimento. |
Abstract: | The last decades of the 20th century and the beginning of the 21th century present themselves as a unique moment in Human history. It is possible to explain this movement of great social changes as the result of technological innovations which permeate all knowledge areas. However, It is observed that technological progress, by itself, does not answer the complex social requests. It is necessary to promote human development by education. In the knowledge society, education configures as a central point. This way, it is taken as study object in this dissertation, the educational policy projects for Pedagogy courses in Federal Brazilian Universities in the year 2007, so that it is possible to examine definitions which contribute to create the professional who works in education, these definitions are to pedagogic aplication of information and communication technologies. Therefore, trying to observe the transformation in the contemporaneity, it will be used categories such as culture, teaching development and curriculum to think over the formation of the professional in education, as well as to try to answer how this teacher's education has included the use of information and comunication technologies as pedagogic practice in the current social conjuncture. Taking a glance at the reference theories for the understanding of investigation categories, it is possible to comprehend the study in social, economical, cultural and educational fields, in the context of post modernity. This research done in the light of cultural studies, we propose to contribute with the discussions about teachers' formation, in the frontage of making a multi-cultural curriculum and pedagogic use of information and communication technologies, qualifying the future professional to work completily in the knowledge society. |
Palavras-chave: | Formação Docente Tecnologias da Informação e Comunicação Cibercultura Curso de Pedagogia Currículo Information and Comunication Technologies Cyberculture Pedagogy Course Curriculum |
CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | BRAGA, Hélia Maria Barroso. As Tecnologias da Informação e Comunicação na formação docente: análise do projeto político-pedagógico do curso de pedagogia das Universidades Federais. 2007. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4880 |
Data do documento: | 13-Dez-2007 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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