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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4868
Tipo: Dissertação
Título: Conhecimento científico e o saber popular sobre os moluscos nos terreiros de Candomblé de Recife e Olinda, estado de Pernambuco.
Autor(es): Silva, Maria Conceição da
Primeiro Orientador: Abílio, Francisco José Pegado
Resumo: Estudos sobre a relação Saber Popular e o Conhecimento Cientifico poderão contribuir para resgatar a re-significação do Ensino e a função Social e Política dos Espaços Educativos. Baseado neste princípio, este trabalho de dissertação teve como objetivo principal de compreender as relações entre o saber popular e o conhecimento científico, com ênfase no uso dos moluscos nos terreiros de candomblé de Recife e Olinda PE. A metodologia utilizada se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, utilizando os seguintes procedimentos metodológicos: observação participante (fenomenologia), através de entrevistas com Babalorixás e Yalorixás; pesquisa documental; oficinas pedagógicas; coleta e registro das espécies de moluscos utilizados no Candomblé e levantamento das concepções e/ou percepções de Natureza das crianças que freqüentam os terreiros. Dos sete entrevistados (4 Babalorixás e 3 Yalorixás), todos afirmam a importância dos moluscos nos rituais dos terreiros de Candomblé, principalmente os 4 mais sagrados moluscos, Cauri, Ibi, Aruá e o Ikoto. O Búzio (Cypraea sp.) é o molusco mais sagrado, representando força, poder e sabedoria. A concha é usada para Ifá, para adivinhação, para a palavra do Oxalá e para todo o tipo de iniciação. Nas atividades com as crianças, 22 no total, a que mais se destacou foi a oficina pedagógica com os desenhos, os quais expressaram várias formas de árvores harmônicas, com a presença do sol, flores e pássaros demonstrando laços afetivos e/ou religiosos com a Mãe-Natureza . De uma maneira geral, em sua maioria constatou-se uma Concepção Romântica e Naturalista sobre a Natureza. Os moluscos marinhos, gastrópodes principalmente, são importantes comercialmente devido a sua utilização como alimento, na fabricação de objetos e adornos e de medicamentos à base de cálcio. Devido ao uso e coleta desses animais de forma indiscriminada, no estado de Pernambuco existe atualmente 6 espécies de gastrópodes ameaçados de extinção. Atualmente, a EtnoConservação de recursos naturais tem sido vista como uma resposta adaptativa das populações locais, para neutralizar perdas naturais e econômicas no ambiente. No caso específico dos terreiros de Candomblé está sendo desenvolvido um trabalho contínuo de Educação Ambiental com os babalorixás e yalorixás e este trabalho vem a contribuir para uma proposta de um projeto, junto aos terreiros de Candomblé de Recife e Olinda, para a uma conservação da fauna de moluscos, uma vez que estes podem ser substituídos por outros elementos naturais e/ou simbólicos nos rituais sagrados da religião.
Abstract: Studies about the relation "Popular and the Scientific Knowledge" will be able to contribute to rescue the re-significance of Social, Teach function and Politics of the Educative spaces. Based on this principle, this work had as main objective to understand the relations between the popular and scientific knowledge, with emphasis in the use of the molluscs in the Candomblé s terreiros from Recife and Olinda, Pernambuco state. The methodology from characterizes as qualitative research, using the following methodological procedures: participant comment (Phenomenology), through interviews with Babalorixás and Yalorixás; documentary research; pedagogical workshops; it collects and registers of the molluscs species and survey with the children s, that frequent the Candomblé s terreiros, about Nature conceptions. Of the seven interviewed (4 Babalorixás and 3 Yalorixás), all affirm the importance of the molluscs in the Candomblé`s rituals, mainly the 4 more sacred molluscs, Cauri, Ibi, Aruá and the Ikoto. The mollusc (Cypraea sp.) it is the most sacred, representing force, power and wisdom. The shell is used to Ifá, divination, to the Oxalá and all the type of initiation in Candomblé`s religion. In the activities with childrens, 22 in the total, the one that more was distinguished was the pedagogical workshop with the drawings, which had expressed some forms of harmonic trees, with the presence of the sun, flowers and birds demonstrating affective and/or religious bows with "Nature mother". In a general way, in its majority a Romantic and Naturalistic Conception were evidenced about the Nature. The mollusk marine, gastropods mainly, are important commercially its use as food, in the manufacture objects, adornments and medicines to the calcium base. The use and it collects of these animals of indiscriminate form, from the Pernambuco state currently there are 6 threatened gastropod s species of extinguishing. Currently, the EtnoConservation of natural resources has been seen as a positive reply of the local populations, to neutralize natural and economic losses in the environment. In the specific case of the Candomblé`s terreiros he is being developed a continuous work of Environment Education with Babalorixás and Yalorixás and this work comes to contribute for a project s proposal, in the Candomblé`s terreiros from Recife and Olinda, for the molluscs conservation, a time that these can be substituted by other natural and/or symbolic elements in the sacred religion rituals.
Palavras-chave: Conhecimento Científico
Conhecimento Popular
Religião do Candomblé
Moluscos

Popular Knowledge
Scientific Knowledge
Candomblé religion
Molluscs
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: SILVA, Maria Conceição da. Conhecimento científico e o saber popular sobre os moluscos nos terreiros de Candomblé de Recife e Olinda, estado de Pernambuco.. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4868
Data do documento: 17-Abr-2006
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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