Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4881
Tipo: Dissertação
Título: Juventude e cidadania na perspectiva da educação popular: contribuição e limites da PJMP na Arquidiocese da Paraíba (1981-2006)
Autor(es): Silva, Isaac Alexandre da
Primeiro Orientador: Batista, Maria do Socorro Xavier
Resumo: O trabalho que a Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) tem realizado nas periferias de João Pessoa, durante o período de 1981 a 2006, é a base sobre a qual se assenta este trabalho monográfico. Nele, buscou-se investigar a contribuição que esta pastoral tem dado ao processo de construção da Cidadania, partindo das seguintes questões-chave: Quais as práticas político-educativas desenvolvidas pela PJMP? Até que ponto elas contribuem com o processo de construção da Cidadania juvenil no meio popular? De que modo tais práticas desenvolvidas pela PJMP vêm correspondendo às legítimas aspirações dos jovens participantes dos grupos que a compõem? Como enfoque teórico, este trabalho se fundamentou nos pressupostos político-filosóficos da Educação Popular, na perspectiva freireana, inspirada na vertente humanista do Marxismo e da Teologia da Libertação, com base nos quais foram trabalhadas as seguintes categorias de análise: Educação Popular , Cidadania , Movimentos Sociais , Igreja , Juventude . Do ponto de vista metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa, mais precisamente a Pesquisa Participante, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação de campo, a entrevista semi-aberta, o questionário, as pesquisas documental e bibliográfica. Para análise dos dados lançou-se mão da Análise de Conteúdo. Como conclusão, a pesquisa permitiu constatar a existência de uma experiência significativa de construção da Cidadania, protagonizada pelos Jovens do meio popular da PJMP de João Pessoa. Desde o início de sua criação, a PJMP tem mantido um compromisso político-social libertador com as juventudes pobres das periferias e do meio rural, como prática de evangelização a partir de sua condição de classe. Neste sentido, constatou-se, de fato, que a PJMP tem sido e é um dos canais por onde as juventudes do meio popular vêm protagonizando as suas lutas e se expressando como sujeitos de direito, buscando construir um outro tipo de sociabilidade, mais humano e justo.
Abstract: Dans cette recherche, on a eu pour but d´analyser le caractère politico-éducatif des activités auxquelles s´est appliquée la Pastorale de la jeunesse du milieu populaire (PJMP), du Diocèse de João Pessoa, dans les périphéries urbaines, pendant la période de 1981 à 2006. Là il s´agit de saisir l´apport de cette Pastorale sociale au processus de construction de la Citoyenneté, tout en y prennant pour questions fondamentales les suivantes: Quelles ont été les pratiques político-éducatives présentées par la Pastorale de la jeunesse du milieu populaire, pendant la période comprise entre 1981 et 2006? De quelle façon ont-elles aidé le processus de construction de la Citoyenneté des jeunes qui y participaient? Ont-elles pu répondre - et comment - à leurs aspirations légitimes? Du point de vue théorique, cette recherche s´est inspirée sur les principes de l´Éducation Populaire, sous la perspective de Paulo Freire, ainsi que sur ceux concernant la vision humaniste du Marxisme et de la Théologie de la Libération, suivant lesquels ont été choisies comme les principales catégories d´analyse: Éducation Populaire , Mouvements Sociaux , Citoyenneté , Église , Jeunesse . En ce qui concerne la méthodologie, on a fait recours à une approche qualitative, à la recherche participative sur le terrain, tout en utilisant l´obervation, l´interview et le questionnaire, outre les documents et la bibliographie. Pour l´analyse des données recueillies, on a fait recours à l´analyse de contenu. Comme résultat de cette recherche, elle nous permet d´identifier des éléments rendant compte d´un apport significatif par la PJMP au processus de construction de la Citoyenneté, dont les jeunes du milieu populaire du Diocèse de João Pessoa se révèlent comme des sujets. La PJMP, depuis son début, se montre décisive en ce qui concerne la participation des jeunes des périphéries à ce processus, expression de l´expérience d´évangélisation en tant que sujets des classes populaires engagées dans les luttes urbaines et rurales.
Palavras-chave: Juventude
Cidadania
Educação Popular
Movimentos Sociais
Igreja
Jeunesse
Citoyennité
Éducation Populaire
Mouvements Sociaux
Église
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: SILVA, Isaac Alexandre da. Juventude e cidadania na perspectiva da educação popular: contribuição e limites da PJMP na Arquidiocese da Paraíba (1981-2006). 2010. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4881
Data do documento: 1-Dez-2010
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf739,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.