Você está aqui: Página Inicial > Contents > NOTÍCIAS > III Jornada do Pensamento Político Brasileiro

III Jornada do Pensamento Político Brasileiro

PPGCPRI está à frente da terceira edição de um dos mais importantes eventos de Ciência Política no país

publicado: 23/01/2019 15h11, última modificação: 09/06/2021 08h15

O Grupo de Pesquisa em Pensamento Social e Político Brasileiro – Ariadne –, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (PPGCPRI/UFPB), convida estudantes e pesquisadores do país a participarem da III JORNADA DE PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIRO.

A 3ª edição da JORNADA DE PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIRO dá continuidade ao trabalho pioneiro realizado em 2016 pelo programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e continuado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). As Jornadas confirmaram a proeminência na Ciência Política nacional do campo de estudos e pesquisas sobre o Pensamento Político Brasileiro. O objetivo é fortalecer a unidade interinstitucional e da produção científica da área.

Os estudos sobre o Pensamento Brasileiro ganharam expressão especialmente a partir da década de 1990. Desde então, o Grupo de Trabalho (GT) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS) sobre Pensamento Social Brasileiro agrupou os trabalhos de pesquisadores deste vasto campo de estudo. Contudo, por caracterizarem-se como estudos de fronteira entre várias áreas e disciplinas, como a Sociologia, a Antropologia, a História da Arte, a Teoria Literária, a História, o Direito, a Economia, a Filosofia e a Ciência Política, a amplitude temática e o crescente volume de pesquisas levou à constituição de um GT específico dedicado à Teoria e ao Pensamento Político Brasileiro. Pouco depois, constituiu-se a Área Temática (AT) de Pensamento Político Brasileiro nos Encontros da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), demonstrando a consolidação, maturidade e crescimento deste campo de pesquisa no país.

A III Jornada de Pensamento Político Brasileiro envolverá Mesas-Redondas (MR), Conferências (CF), Mini-Cursos (MC) e Grupos de Trabalho (GT), estes referenciados em seis eixos temáticos:

1. A Questão Nacional no Pensamento Político Brasileiro
  2. Intelectuais, Paradigmas e Escolas no Pensamento Político Brasileiro
  3. Instituições, Participação e Representação no Pensamento Político Brasileiro
  4. Ideologias Políticas no Brasil
  5. Pensamento Internacional Brasileiro
  6. Teoria e Método para o Estudo da História das Ideias Políticas

Inscrições e mais informações no site: https://pensamentopoliticobr.org/