Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB entrega segundo laboratório para testes de Covid-19

UFPB entrega segundo laboratório para testes de Covid-19

Laboratório deve começar a funcionar na próxima terça-feira (12)
publicado: 07/05/2020 09h59, última modificação: 07/05/2020 09h59

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) inaugurou o segundo laboratório para testes do novo coronavírus (Covid-19), com capacidade para analisar 46 amostras por dia.

O espaço, na Escola Técnica de Saúde, no campus I, em João Pessoa, foi entregue nesta quarta-feira (6) e deve começar a funcionar na próxima terça-feira (12).

O primeiro laboratório, no Centro de Ciências Médicas, também no campus I, em João Pessoa, foi entregue no dia 13 de abril e tem a mesma capacidade de análises diárias. Com essa nova unidade, a UFPB dobrará de 46 para 92 exames por dia.

“Este novo laboratório é de extrema importância e trará avanços para o diagnóstico da Covid-19 na Paraíba”, afirma o pró-reitor de pesquisa Isac Almeida.

Segundo o coordenador do laboratório, o professor João Felipe Bezerra, para dar início aos exames, estão sendo aguardados a chegada de ponteiras, um material de laboratório usado para transferência de reagentes e líquidos orgânicos, e treinamento da equipe.

“Provavelmente, na próxima segunda-feira (11), nós faremos o treinamento da equipe para começar a funcionar no dia seguinte”, adianta. Os trabalhos envolverão oito docentes, técnicos e alunos da pós-graduação.

Para preparar o laboratório, foram realizadas melhorias na estrutura, como adequação da sala de descontaminação, do abrigo de resíduos, organização da parte elétrica, impermeabilização do piso e colocação de bancada.

O laboratório funcionará em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB). A coleta das amostras é realizada pelas secretarias municipais e estadual de saúde.

Além da reitora Margareth Diniz, também participaram da inauguração a vice-diretora da Escola Técnica de Saúde, Maria Soraya Pereira, o professor Ronaldo Sarmento e outros servidores da unidade de ensino.

Ascom/UFPB

Disponível em: https://www.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/ufpb-inaugura-segundo-laboratorio-para-testes-de-covid-19