Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ex-Aluno do PPGCC/UFPB lança o Jackstrap no R.

Ex-Aluno do PPGCC/UFPB lança o Jackstrap no R.

publicado: 10/06/2020 16h15, última modificação: 10/06/2020 16h15

Na última terça-feira, dia 09/06, o ex-aluno do curso de doutorado, o Prof. Dr. Kleber Morais de Sousa (UFRPE), em coautoria com a Profª Drª Maria da Conceição Sampaio de Sousa (PPGE/UFPB) e seu orientador Prof. Dr. Paulo Aguiar do Monte (PPGCC/UFPB) lançaram o pacote Jackstrap no repositório do CRAN da linguagem R. O pacote é um produto da tese defendida por Kleber no PPGCC/UFPB no ano de 2019.

O método Jackstrap é uma técnica utilizada para identificação e tratamento de outliers na mensuração de eficiência em grandes amostras, desenvolvida pelos Professores Maria da Conceição Sampaio de Sousa e Borko Stosic (SOUSA e STOŠIĆ, 2005). Segundo o Prof. Kleber, “a técnica Jackstrap é excelente e já era muito utilizada nos estudos sobre eficiência; só que agora está disponível na linguagem R, facilitando o seu uso para os pesquisadores, uma vez que são necessários poucos comandos para se obter indicadores de eficiência robustos”.

De acordo com o Prof. Paulo Aguiar do Monte “[...] o pacote foi o resultado de um árduo trabalho desenvolvido nos últimos anos, sendo uma clara evidência da grande capacidade técnica dos programas de pós-graduação de economia e ciências contábeis da UFPB para avanço dos aspectos metodológicos e tecnológicos”.

Para usar o pacote basta o usuário utilizar as opções de instalação de pacote disponível no R ou utilizar o seguinte comando: install.packages(‘jackstrap’, dependencies=TRUE). O pacote contém manual com um exemplo prático de como utilizar cada comando. Para maiores informações, o pacote está disponível no link: https://CRAN.R-project.org/package=jackstrap

Por último, tanto o Prof. Kleber quanto o Prof. Paulo Aguiar agradecem a Profª. Maria da Conceição Sampaio de Sousa pela atenção, parceria e dedicação no desenvolvimento do trabalho junto ao PPGCC/UFPB.

Referências: