Projeto de Pesquisa - Histórias, Memórias e Práticas de Ensino de Arte
Histórias, Memórias e Práticas de Ensino de Arte
Líder: Drª Maria Betânia e Silva - UFPE
Descrição:
A pesquisa visa investigar as histórias do ensino de arte que envolvem as memórias e as práticas pedagógicas e, que põem em destaque, as relações intrínsecas à formação docente em arte. O estudo evidencia o diálogo necessário com as discussões que têm sido realizadas sobre o currículo, o cotidiano escolar, a formação docente e estas, por sua vez, contribuem para refletir de que modo estão estruturados e o que dizem, também, os documentos oficiais contemporâneos sobre esta área de conhecimento. O campo de investigação está centrado em Escolas do Programa de Educação Integral, promovido pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. As escolas são mais conhecidas com a nomenclatura Escolas de Referência e tem como objetivo central investigar como vem sendo desenvolvido o ensino de arte nestas instituições. Intencionando contribuir para o campo científico da arte no sentido de ampliar os estudos sobre o chão da escola, buscamos investigar o que se passa nesse lugar educacional. O que se ensina, como se ensina e por que se ensina o que se ensina em arte? Quais conexões existem entre as experiências vivenciadas pelos professores de arte e suas práticas pedagógicas?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3)