Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Paginas Projetos de Pesquisa > Projeto de Pesquisa - Artes Visuais & Inclusão: Ensino de Artes Visuais em Instituições de Educação Inclusiva em João Pessoa

por Robson Xavier publicado 01/07/2016 12h07, última modificação 14/11/2022 08h06
Líder: Dr. Robson Xavier da Costa - UFPB

Este projeto objetiva fomentar o desenvolvimento de ações de pesquisa/ação na área de ensino de artes visuais inclusivo, a partir da elaboração e implantação de oficinas criativas permanentes em instituições de educação inclusiva da cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. O trabalho pretende atender crianças e jovens portadores de necessidades educativas especiais nas instituições beneficiárias, possibilitando o desbloqueio do potencial criativo dos sujeitos envolvidos e a valorização das habilidades artísticas. Estas ações articula-se com o currículo do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPB, a partir da disciplina obrigatória ''Ensino de Artes e Educação Inclusiva'', considerando que a área de educação em artes visuais é uma das mais importantes na educação de pessoas com deficiências e que nem sempre as instituições locais dispõem de profissionais habilitados para ministrar as oficinas. Este projeto pretende aproximar os conhecimentos adquiridos pelos alunos na formação acadêmica inicial em artes visuais com a necessidade institucional local e promover a aplicação prática dos conteúdos apreendidos no curso de graduação em Licenciatura em Artes Visuais da UFPB, permitindo ao graduando exercitar técnicas e métodos de ensino enquanto aplica ações de pesquisa ação na área de educação inclusiva. Por acreditarmos na capacidade de transformação da arte no contexto da inclusão social, propomos a criação e implantação deste projeto, como uma ação permanente, ligada ao Laboratório de Artes Visuais Aplicadas e Integrativas (LAVAIs) e ao Grupo de Pesquisa em Arteterapia e Educação em Artes Visuais (GPAEAV/UFPB/CNPq), do CCTA - UFPB.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Dr. Robson Xavier da Costa - Coordenador / Drª. Lívia Marques Carvalho - Integrante / Ms. Rosangela Xavier da Costa - Integrante / Maria das Graças Leite - Integrante / Ms. Jaqueline Carolino - Integrante / Shirley Moreira Tanure - Integrante / Ms. Alexsônia Pereira Araújo - Integrante / Rayssa Claudino de Melo - Integrante / Patrícia de Oliveira Silva - Integrante.