ARTE/EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PESQUISA CONTEMPORÂNEA
Projeto de Pesquisa
Este projeto de pesquisa objetiva a construção de uma pedagogia em arte/educação, pela qual se pretende estabelecer novos diálogos entre a ESCOLA e a UNIVERSIDADE, compreendendo a dinâmica do arte/educador como mediador do conhecimento em arte, seja em escolas, seja em museus ou ONG?s. Buscando assim uma prática educacional que foca na subjetividade, própria do ensino de arte, e numa arte/educação inclusiva que abra espaços para a mulher artista e todos os elementos que fazem parte da produção artística desses grupos sociais, como o artesanato, o bordado, a cerâmica, o desenho, a gravura, narrativas não-lineares e o cotidiano seja fundamental nessas para essas narrativas. Com o intuito de identificar o imaginário das mulheres artistas e como está sendo trabalhada a arte nos museus e nas escolas e a identificação de metodologias e se os/as arte/educadores/as com abordagem triangular e de que forma. E para isso fazemos os seguintes questionamentos: O que faz com que, apesar de haver tantas mulheres na arte, estas sejam esquecidas? Que políticas educacionais ocorrem nos museus e nas escolas voltadas para viabilizar a inclusão do pensamento e da arte das mulheres? Como professores e professoras planejam suas atividades educacionais para esta inclusão do feminino? Com essas perguntas queremos aprofundar os estudos sobre a memória histórica das mulheres no mundo da arte e a sua produção artística.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Maria das Vitórias Negreiros do Amaral - Coordenador.