Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGAV UFPB - Defesa de Mestrado em Artes Visuais - Rosângela Pacífico Matias

PPGAV UFPB - Defesa de Mestrado em Artes Visuais - Rosângela Pacífico Matias

publicado: 08/02/2017 09h44, última modificação: 14/11/2022 08h05

DEFESA de MESTRADO no PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS.

DISCENTE: ROSÂNGELA PACÍFICO MATIAS
DATA: 24/02/2017
LOCAL: Sala 214 CCTA/UFPB
TÍTULO: VISUALIDADES INTERATIVAS DOS ROBÔS PARAIBANOS NO ROBOCUP JR DANCE (OnSTage)

RESUMO:

Esta pesquisa relaciona-se com o percurso de participação de estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de João Pessoa-PB (RMJP) em competições de robótica. Objetiva problematizar, a partir de narrativas e analises, o processo educacional de projetar, construir e apresentar o artefato robótico/mecatrônico na modalidade RoboCup Jr (OnStage), bem como os impactos gerados nos sujeitos envolvidos diretamente na ação (estudantes, professores de Artes Visuais, coreógrafos e monitores de informatica do Ensino Fundamental da RMJP). O referencial teórico e fundamentado nos princípios da Educação da Cultura Visual e da Robótica Educativa. O conceito de visualidade interativa reúne as noções de visualidade, teatralidade e musicalidade, associados ao entendimento de interatividade como o modo de percepção das acoes entre robôs e humanos, provocando reação no publico. No caso desta pesquisa, pode ser compreendido como um conjunto de acoes reflexivas e interativas, que envolvem o ato de projetar, de construir e de apresentar robôs em campeonatos específicos da categoria. O publico investigado envolve duas equipes colaboradoras, da RMJP, que participaram da versão 2015 do evento, realizada no período de 27/10/2015 a 01/11/2015, na cidade de Uberlândia/MG. A escolha foi baseada nos critérios de envolvimento com a dinâmica, sendo uma iniciante e outra com experiencia significativa na competição. Os caminhos investigativos e de reflexão foram organizados por intermédio de grupos focais, de entrevistas, de registros visuais e audiovisuais, de anotações e de observações etnográficas. Alguns princípios da a|r|tografia sao usados para inserir produções visuais pessoais junto com o texto escrito. Verifica-se, entre outras ponderações, que os projetos robóticos favorecem as relações sociais, o interesse dos estudantes, possibilidades de inserção no mercado de trabalho mecatrônico, ajudando a qualificar e gerar visibilidade a escola publica. A Robótica Educativa, na RMJP, e demarcada por interesses empresariais, competitivos e educacionais construídos em torno da competição RoboCup Jr Dance (OnStage).

PALAVRAS-CHAVES: visualidade interativa - Ensino de Artes Visuais – Ensino Fundamental - Robótica Educativa - RoboCup Jr Dance/OnStage

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Dr. ERINALDO ALVES DO NASCIMENTO - UFPB