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PPGAV UFPB - Defesa de Mestrado em Artes Visuais - José de Vasconcelos Silva
PPGAV UFPB - Defesa de Mestrado em Artes Visuais - JOSÉ DE VASCONCELOS SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS
MESTRADO EM ARTES VISUAIS
BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO EM ARTES VISUAIS
DISCENTE: JOSÉ DE VASCONCELOS SILVA
Local: | Sala 214, CCTA - UFPB. |
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Data: | 16/03/2017 |
Hora: | 10:00 |
TÍTULO
Entre memórias, imagens e visualidades: cartografando subjetividades nas praças do Barão do Rio Branco e Veiga Cabral em Macapá - AP
RESUMO
Hoje na contemporaneidade, e indiscutível se negligenciar a capacidade que as imagens dos cotidianos das cidades possuem de propiciar uma infinita construção de olhares, ideias e discursos. Dentro desse contexto, inúmeros também são os enfoques que buscam adentrar dentro desse imenso turbilhão de imagens visuais, para revisitar ambientes, evocar memorias perdidas nos lugares e contextualizar suas visualidades e subjetividades latentes. Ancorado na Educação da Cultura Visual este estudo investiga as condições culturais, sociais, estéticas e simbólicas que influenciam a construções da produção dos sentidos através do visual a partir do caso especifico das Praças, Veiga Cabral e Barão do Rio Branco na cidade de Macapá-AP. Um caminho que se apoia que o discurso visual, enquanto linguagem, oralidade ou qualquer forma de comunicação pode ser uma pratica ou um processo. E que este conectado com experiencias estéticas, vivencias, subjetividades diversas e combinadas com discursos de fala, escrita, gestos, imagens, etc., podem se configurar em novas possibilidades de discursos como desenhos, mapas, etc. Um olhar que permite que essa investigação se envereda pela construção docência-artística focado no entrecruzamento de argumentos científicos, artísticos e subjetivos e que abre espaço o mapeamento de cartografias afetivas de visualidades e subjetividades colhidas de conversas, testemunhos, olhares e impressões dos participantes do processo investigativo. Essa peculiaridade poética e valorização dos processos de subjetividades na pesquisa proporcionou a escolha da bricolagem como abordagem metodológica, no entendimento que as circunstancias deem forma os métodos empregados como a cartografia, a etnografia, etc., permitindo que assim a investigação incorpore diferentes pontos de vistas a respeito de um mesmo fenômeno.
PALAVRAS CHAVE: Visualidade. Subjetividade. Educação da Cultura Visual. Bricolagem.
BANCA EXAMINADORA
Drª. Renata Wilner - UFPE - Orientadora
Dr. Erinaldo Alves do Nasimento - UFPB - Examinador Interno
Drª. Sicília Calado Freitas - UFPB - Examinadora Externa ao Programa