Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGAV - UFPB - Defesa de Mestrado em Artes Visuais - Camille Morat
conteúdo

Notícias

PPGAV - UFPB - Defesa de Mestrado em Artes Visuais - Camille Morat

PPGAV - UFPB - Defesa de Mestrado em Artes Visuais - Camille Morat

publicado: 27/03/2017 09h33, última modificação: 14/11/2022 08h05

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS UFPB/UFPE

BANCA DE DEFESA DE MESTRADO EM ARTES VISUAIS 

Discente: Camille Morat

Local: Sala 214 CCTA/UFPB

Data: 07.04.2017

Hora: 15h

Título:

A linguagem simbólica de Gilvan Samico e a influência da obra de Eduardo Galeano na sua xilogravura.

Resumo

Esta pesquisa destaca o percurso do artista Gilvan Samico para alcançar a estética mito-mágica de suas xilogravuras que definira sua poética do final dos anos 60 até sua morte. Através de uma perspectiva histórica, este trabalho fornece um olhar antropológico da interpretação da sua produção e permite situar Samico no cenário da arte brasileira. O primeiro capítulo deste trabalho traca a carreira do jovem Samico, da infância ao seu tempo no Atelier Coletivo e a sua formação artística com os dois grandes mestres da gravura expressionista Lívio Abramo e Oswaldo Goeldi. O segundo capitulo questiona a influência do movimento armorial na produção de Samico, que se expressa através de uma vontade de "brasilidade" a partir de meados da década de 1960. Depois de descrever os fundamentos do movimento armorial, vamos questionar a definição de uma arte dita “tipicamente brasileira”, a técnica da xilogravura entre arte e artesanato e o conceito de cultura popular e cultura erudita. O terceiro capítulo procura analisar o imaginário mito-mágico da produção artística de Samico, a partir de meados dos anos 1960 ate o fim de sua carreira. Nesta parte procurou-se definir o trabalho de Samico através da concepção conceitual de Walter Benjamin sobre o Narrador, descrevendo imagens como narrativas contendo uma mensagem universal. O quarto e último capítulo trará a análise comparativa entre as lendas do livro Memória do Fogo de Eduardo Galeano e oito gravuras de Samico do final de sua carreira.

Palavras chave

Cultura Popular, Hibridismo, Gilvan Samico, Mitologia, Memória do Fogo, Eduardo Galeano


Banca Examinadora

Dr. Carlos de Souza Lima Júnior - UFPE - Orientador

Drª. Madalena Zaccara - UFPE - Examinadora Interna

Dr. Mário Sette - UFPE - Examinador Externo ao Programa