Você está aqui: Página Inicial > Contents 2 > Notícias > Doutor em Direito pela UFPB lança livro sobre aplicação de royalties do petróleo
conteúdo

Notícias

Doutor em Direito pela UFPB lança livro sobre aplicação de royalties do petróleo

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Victor Rafael Fernandes Alves, faz o lançamento do livro “Royalties Petrolíferos: Regulação e Sustentabilidade”.
publicado: 19/07/2017 17h18, última modificação: 19/07/2017 17h18

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Victor Rafael Fernandes Alves, faz o lançamento do livro “Royalties Petrolíferos: Regulação e Sustentabilidade”. O lançamento acontece nesta sexta-feira (7), às 9h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN), localizado na Avenida Pres. Getúlio Vargas, 690, Petrópolis, Natal.

 O livro é fruto da pesquisa realizada pelo autor no âmbito do mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e seu recente Doutoramento em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A obra analisa o desenvolvimento e a sustentabilidade a partir do texto constitucional, mostrando o caráter finito das jazidas petrolíferas e, por conseguinte, das receitas de royalties.

 Após expor o vasto mecanismo regulatório existente, o autor traz interessantes experiências nacionais e internacionais de utilização das receitas do petróleo, baseando-se em estudos de casos concretos, inclusive da realidade potiguar. A partir dessa análise, a publicação apresenta propostas de regulação especiais para aplicação das receitas, com a criação de fundos financeiros, com finalidades sustentáveis e mecanismos de controle definidos.

 O professor Talden Farias, integrante da banca que concedeu o título de Doutor em Direito ao autor, afirma que, na obra “com clareza e profundidade, o autor trabalha o liame entre direito, desenvolvimento e meio ambiente, faz a análise econômica e jurídica dos royalties petrolíferos, inclusive buscando parâmetros no direito estrangeiro, para ao final propor a criação de um novo marco regulatório consistente na criação de fundos, na definição de finalidades e na delimitação de critérios de controle. O resultado é uma contribuição inédita, propositiva e de excelência, a qual indubitavelmente preencherá uma lacuna importante no mercado editorial jurídico brasileiro”.