Você está aqui: Página Inicial > Contents 2 > Notícias > Constitucionalista Paulo Bonavides recebe Honoris Causa da UFPB

Constitucionalista Paulo Bonavides recebe Honoris Causa da UFPB

publicado: 29/10/2019 07h53, última modificação: 29/10/2019 07h53

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) outorga o título de Doutor Honoris Causa ao professor de Direito e constitucionalista Paulo Bonavides. O título, aprovado por unanimidade no Conselho Universitário, por meio de solicitação do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB, será concedido nesta terça-feira (29), às 17h, no auditório da Justiça Federal em João Pessoa.

A informação é do professor Robson Antão de Medeiros. De acordo com o professor, o título de Doutor Honoris causa a Paulo Bonavides está integrado às atividades de comemorações de 70 anos da Faculdade de Direito da UFPB.  O título foi instituído no dia 30 de setembro de 2019.  O parecer do Conselho Universitário afirmar que trata-se de um dos mais respeitados constitucionalistas do Brasil e suas obras nos campos da Ciência Política e Direito Constitucional são referências para os estudos acadêmicos. Os conselheiros da UFPB reafirmam, ainda, o reconhecimento mundial e a incontestável contribuição acadêmico-científica pelo seu renomado trato social no contexto dos direitos humanos.

Natural da cidade de Patos (PB), Paulo Bonavides tem 96 anos. Já passou pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, pela Harvard University, pelo Seminário Românico da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, na University of Tennessee e na Universidade de Coimbra. Como professor na Universidade Federal do Ceará (UFCE), contribuiu por mais de três décadas, lecionando nos cursos de graduação e pós-graduação.

Paulo Bonavides recebeu inúmeras condecorações, sendo Doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidad Nacional de Córdoba, Universidad Inca Garcilaso de la Vega e Universidade de Fortaleza. Também é comendador das maiores honras jurídicas do cenário nacional, a Medalha Rui Barbosa da Ordem dos Advogados do Brasil e a Medalha Teixeira de Freitas do Instituto dos Advogados Brasileiros, além de várias outras, como o Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União, a Medalha da Abolição do Governo do Estado do Ceará, a Medalha Clóvis Beviláqua do Tribunal de Justiça do Estado.

Fonte: https://www.ufpb.br/ufpb/contents/destaques/Destaque2