Higienização e Acondicionamento
A Coordenação da Pinacoteca na atual gestão encontrou parte do acervo em condições lastimáveis numa sala imprópria, junto à úmida mata, onde morcegos faziam domicílio e baratas se alimentavam de suas fezes. O odor do local era insuportável a ponto do setor de limpeza não conseguir demorar-se no local, sem falar nos cupins que devastavam molduras e chassis.
Com ajuda dos estudantes do curso de Artes Visuais da disciplina Estágio do prof. José Rufino (e sob a orientação e coordenação da museóloga Marisa Rodrigues) retiramos as molduras e chassis bichados, higienizamos o acervo e o deslocamos para uma sala arejada conseguida depois de exaustivas negociações junto à direção da biblioteca.
Registre-se que antes disso tivemos que proteger todo acervo com lonas adquiridas por cotas entre aluno e a direção da Pinacoteca já que os serviços no telhado da Biblioteca provocou uma inundação descomunal que por pouco não danificou completamente o acervo. Antes solicitamos da alta administração translado do acervo que nos foi negado.