Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Projeto de Memória > Projeto de Memória
conteúdo

Projeto de Memória

por PIAC / Comunicação publicado 26/03/2018 15h25, última modificação 26/03/2018 17h06

Logo


Através da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PRAC, vinculada à Universidade Federal da Paraíba – UFPB, iniciou-se um trabalho de extensão na comunidade de Costinha no ano de 1987. Onde foi Instalado o I Estágio de Vivências em Comunidades – EVC. Esse estágio trazia como proposta e atividade principal, a aplicação de um inquérito alimentar, no intuito de fazer uma análise do ponto de vista da saúde pública, no campo social, nas condições de vida da população ribeirinha de Costinha, frente à suspensão da pesca de baleias no litoral Paraibano.

A partir dessa experiência em Costinha, foram iniciadas as ações do Programa Interdisciplinar de Ação Comunitária – PIAC, em junho de 1990, na comunidade de Monsenhor Magno através do programa de bolsas de extensão, envolvendo alunos de vários cursos universitários, aproximando-os de ações comunitárias desenvolvidas em duas fases: a primeira com trabalhos assistenciais nas áreas de serviço social e saúde, que consistia em acompanhar famílias e grupos de risco com atendimento psicossocial e atenção básica em saúde.

Essa experiência passa pouco a pouco a provocar curiosidades de outros setores da universidade, e Movimentos Estudantis em todo Brasil e assim, a proposta de estágio em comunidades é ampliada, e inspira muitos outros trabalhos acadêmicos, de professores e estudantes por todo Brasil. Assim é criado o ENEC – Estagio Nacional de Extensão em Comunidade no ano de 2002.