Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Revista GVcasos (FGV/EASP) publica artigos dos professores Flávio Perazzo e Stephanie Barboza
conteúdo

Notícias

Revista GVcasos (FGV/EASP) publica artigos dos professores Flávio Perazzo e Stephanie Barboza

Ambos foram publicados no Vol. 10, Nº 1: janeiro-junho 2020, em parceria com graduados
publicado: 11/05/2020 16h33, última modificação: 11/05/2020 16h55

Tomada de decisão na gestão pública: o caso da terceirização de impressão

Pedro Jácome de Moura Jr, Flávio Perazzo Barbosa Mota

Resumo

O processo decisório no setor público e em contexto de terceirização de serviços de tecnologia da informação (TI) é uma temática investigativa ainda incipiente e carente de suporte didático. Este caso explora a tomada de decisão de um gestor de TI atuante em uma universidade pública, relacionando modelos teórico-conceituais das disciplinas Sistemas de Informação nas Organizações, Sistemas de Informação e Decisão e Organização, Sistemas e Métodos em cursos de graduação e pós-graduação stricto e lato sensu em Administração, Gestão Pública, Gestão de Tecnologia da Informação, Ciências da Computação, Engenharia de Software e correlatos. As teorias e conceitos subjacentes são relacionados à teoria da decisão; racionalidade limitada; incerteza, crenças e heurísticas no processo decisório; vieses cognitivos; e benefícios e riscos da terceirização.

O artigo completo pode ser visualizado AQUI.

------

Insetos Calçados: calçando uma causa

Renata de Lima Marques Batista, Stephanie Ingrid Souza Barboza

Resumo


O caso tem como objetivo permitir um estudo mais aprofundado sobre segmentação de mercado, posicionamento de marcas e construção do brand equity. O caso descreve o contexto da empresa Insetos Calçados, marca de calçados e acessórios veganos e ecológicos. Em seu posicionamento, a empresa adota uma postura de preocupação com o planeta. Todas as suas peças são produzidas de modo artesanal, a partir de materiais reaproveitados, como roupas de brechós, tecido de garrafa PET, laminado vegetal, entre outros. Esse interesse pela moda ética e o desejo por produzir calçados sem causar impactos ambientais resultaram em peças veganas, sem nada de origem animal. Atualmente, o nicho de moda vegana está em constante expansão, dessa forma esse mercado vem se tornando cada vez mais competitivo. Diante disso, é essencial que a Insetos encontre meios para aproveitar esse crescimento do mercado vegano sem perder a sua característica de exclusividade dos produtos e de ser artesanal.

O artigo completo pode ser visualizado AQUI.