Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Revista Gestão & Planejamento (UNIFACS) publica artigo da dissertação do egresso Diego Lima em parceria com Stephanie Barboza (orientadora)
conteúdo

Notícias

Revista Gestão & Planejamento (UNIFACS) publica artigo da dissertação do egresso Diego Lima em parceria com Stephanie Barboza (orientadora)

Título: Ônibus lotado: análise métrica da qualidade do transporte público municipal (V. 21, jan. / dez. 2020)
publicado: 07/10/2020 00h00, última modificação: 30/09/2020 12h03

Resumo:

Considerando a relevância que o transporte público por ônibus exerce no país e a necessidade de sua prestação a um nível de qualidade satisfatório aos cidadãos, a proposta desse artigo foi desenvolver uma métrica para analisar as variáveis que influenciam na percepção de qualidade do transporte público por ônibus e na satisfação dos usuários com o serviço. Para a construção dessa métrica, foi adotado o modelo proposto por Hair et al. (2005b), que se configura a partir de um conjunto de oito passos. Em termos de coleta de dados, o quantitativo final da amostra foi de 834 respondentes das duas principais cidades paraibanas. Como resultado, o modelo ajustado apresentou poder de explicação de 45,3% da variância total, incluindo dimensões mais subjetivas do serviço (confiabilidade e segurança geral) e as características do próprio serviço (conforto, acessibilidade, segurança técnica) e, ainda, as informações prestadas aos usuários (informações gerais do serviço e informações dos pontos de ônibus).

O artigo completo pode ser visualizado AQUI.