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Revista de Gestão Social e Ambiental publica artigo dos Professores Stephanie Barboza, Flávio Perazzo e a Egressa Erielem Araújo

Artigo: Não deixe azedar: condicionantes do desperdício alimentar à luz de marketing social
publicado: 04/10/2021 00h00, última modificação: 30/09/2021 15h53

Resumo:

Este artigo analisou os fatores que influenciam o desperdício alimentar no nível doméstico a partir da definição de um modelo de hipóteses para predição da intenção a redução do desperdício alimentar. Para o processo de coleta de dados, foi elaborado um questionário no Google forms, cujos respondentes foram acessados através das redes sociais de grupos relacionados a alimentação, resultando em 532 questionários. Os dados foram submetidos aos procedimentos de validação psicométrica dos construtos, a análise das medidas descritivas e a análise das hipóteses do modelo proposto. Os resultados apontam que o grupo predisposto a redução do desperdício alimentar é composto por: mulheres, indivíduos entre 21 e 35 anos, estudantes ou já graduados e que trabalham o dia inteiro. Tais resultados direcionam para a necessidade dos apelos de gênero além de outras possibilidades de segmentação dos programas de marketing social para redução do desperdício.

O artigo completo pode ser visualizado AQUI.