Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Revista da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) publica artigo de egressos do PGPCI

Gestão social e a extensão universitária na promoção do trabalho coletivo autogestionário: Espaço solidário Ecolanches
publicado: 25/01/2021 08h11, última modificação: 25/01/2021 08h11

O artigo foi escrito pelos egressos da turma ingressante em 2018: Heverton Felinto, Marucelle Bonifácio, Juliana Morais.

RESUMO:

Dentre as práticas alternativas econômicas na América Latina, o presente estudo tem por objetivo identificar a partir da gestão social e da parceira da extensão universitária uma experiência prática de trabalho coletivo autogestionário no território local. Também propõe-se a discutir como a sociedade civil da Comunidade São Rafael, situada em João Pessoa/PB, tem se articulado em conjunto com a extensão universitária para geração de emprego e renda na comunidade local. A pesquisa tem como modalidade o estudo de caso, de caráter exploratório, e sua consecução realizou-se por meio do levantamento bibliográfico. Os resultados revelaram o papel profundo e assente da extensão universitária no fortalecimento do trabalho coletivo popular autogestionário e na construção da compreensão técnica, jurídica e formativas em autogestão.

O artigo pode ser visualizado AQUI.