Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor Alexandre Leite é entrevistado pela TV Assembleia Legislativa (MG) sobre o tema "China: papel geopolítico e relação com o Brasil"
conteúdo

Notícias

Professor Alexandre Leite é entrevistado pela TV Assembleia Legislativa (MG) sobre o tema "China: papel geopolítico e relação com o Brasil"

Questões de desenvolvimento doméstico também foram debatidos no programa
publicado: 12/07/2021 00h00, última modificação: 13/07/2021 16h55

Por conta da comemoração do Centenário do Partido Comunista Chinês o Prof. Alexandre Cesar Cunha Leite foi entrevistado pela TV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais no Programa Mundo Político. Assuntos como a relação China e EUA, a relação China-Brasil e questões de desenvolvimento doméstico foram debatidos no programa.

Na entrevista, o professor do PGPCI explica as mudanças históricas ocorridas no país no século XX e os impactos da adoção de uma economia planejada. Leite fala sobre a estrutura do Partido Comunista Chinês e demonstra como existe uma ramificação muito grande da estrutura decisória no país. O professor analisa as contradições entre o ideário socialista e o capitalismo de mercado adotado pelo país e aponta que o principal desafio interno do país deve ser a questão da desigualdade de renda. Também fala sobre os desafios chineses nas áreas de tecnologia e de meio ambiente e comenta a criação da nova rota da seda pelo país. Ainda, analisa a relação dos Estados Unidos com a China e comenta os impactos do país asiático com a América Latina. Ele descreve a influência da China no Brasil e a nossa dependência econômica dos chineses. O professor também demonstra como a questão cultural afeta as relações internacionais chinesas e discute os impactos de discursos que demonizam a China.

Confira a entrevista no link: https://www.almg.gov.br/acompanhe/tv_assembleia/videos/index.html?idVideo=1571534&cat=88,1700&utm_source=whatsapp&utm_medium=x&utm_campaign=x