Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Prof. Anderson Nascimento media Painel Online "Poder Local: para onde vamos?"

Prof. Anderson Nascimento media Painel Online "Poder Local: para onde vamos?"

Evento será realizado no dia 17/03/2021, às 19hs, com transmissão pela Plataforma Zoom
publicado: 15/03/2021 00h00, última modificação: 03/05/2021 10h09

Tema: Poder local

Ementa da Atividade
Justificativa:
Os discursos dos últimos governos (Temer e Bolsonaro) retomaram uma valorização dos municípios como espaço de execução de políticas públicas. “Mais Brasil e menos Brasília” passou a fazer parte das bandeiras de campanha e do imaginário político. Todavia, os significados dessas palavras são colocados em um vazio de propostas e soluções concretas.
Os municípios, ao longo da década de 1990, foram importantes espaços de experimentação de políticas públicas e inovações participativas. Os aprendizados gerados por essas experiências alimentaram as propostas de políticas sociais, nos anos 2000, e deram margem para uma maior centralidade dos programas governamentais a partir da União.
Dessa forma, o tema do Poder Local se coloca atualmente em um limbo semântico que desafia a prática e o dia-a-dia das gestões locais. As políticas e programas passam por estratégias de desmonte, delegando isoladamente aos municípios a resolução de seus problemas. Os municípios podem também não ter aquela pulsão de experimentação democrática e participativa do período pós-constituinte. Dessa forma, questiona-se em termos do debate sobre o poder local, para onde vamos?
Contexto:
O Painel “Poder Local: para onde vamos?” será o lançamento do Projeto de Extensão “Anatomias do Poder Local” desenvolvido no contexto do departamento de Gestão Pública (DGP) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Anderson Rafael Nascimento e conta com professores, mestrandos e graduandos da Universidade. O projeto tem como meta desenvolver a primeira temporada do Podcasts Anatomias do Poder Local que contará histórias de prefeitos/as e ex-prefeitos/as e suas experiências para lidar com as dinâmicas e políticas do governo local.

Formato: A atividade será realizada em formato on-line, com abertura institucional, palestra principal, debate com debatedores convidados e encerramento. Não haverá debate com o público.

Objetivos da Atividade:
- Refletir sobre o tema do Poder Local no cenário contemporâneo
- Debater dilemas para o exercício republicano no local e para a gestão das políticas públicas.
- Iniciar o Projeto de Extensão Anatomias do Poder Local

As reservas de vagas podem ser realizadas gratuitamente AQUI.

Os participantes receberão o link da transmissão (Plataforma Zoom) por e-mail, 30 minutos antes da atividade.

Para mais informações, acesse as redes do Laboratório Social:
Instagram - @laboratorio_social
Twitter - @LabSíntese