Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Periódico Mural Internacional publica "Da construção à análise: integrando duas abordagens para se trabalhar casos em Relações Internacionais", de prof. Elia Cia (et al.)

publicado: 15/10/2019 11h01, última modificação: 31/03/2020 15h13

Título: Da construção à análise: integrando duas abordagens para se trabalhar casos em Relações Internacionais. Mural Internacional, Rio de Janeiro, Vol.10, e37948, 2019. DOI: 10.12957/rmi.2019.37948 | e-ISSN: 2177-7314.

Autores: Cristina Carvalho Pacheco; Ana Paula Maielo Silva; Elia Elisa Cia Alves; Gabriela Gonçalves Barbosa; Hallyson Angelo Cordeiro Júnior

RESUMO

A aprendizagem ativa acontece quando o aluno se envolve com o conteúdo, através de atividades que estimulem a reflexão crítica e permitam o desenvolvimento de competências e habilidades, conforme os objetivos da aula. Dentre diversos instrumentos, os casos de ensino apresentam-se como uma possibilidade. Com base no caso do Pacto Global da ONU, da obra de Milani e Tude (2015), elaboramos uma dinâmica que integra duas atividades: a construção de um caso de ensino e análise de um estudo de caso, a partir da aplicação teórica. Além de estimular a pesquisa de problemas políticos concretos, observamos que o processo de construção de caso, pelos próprios alunos, facilitou a aplicação da teoria proposta, em um segundo momento. Isso significa um avanço importante no uso das ferramentas ativas, tendo em vista que compreender Teorias de Relações Internacionais é complexo, em virtude de sua natureza abstrata. Por fim, argumentamos que essas dinâmicas podem ser utilizadas como plataformas didáticas para diferentes disciplinas.