Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Periódico Meridiano 47 - Journal of Global Studies (UNB) publica artigo da Prof.ª Elia Alves em parceria com o Pesquisador Ivan Fernandes (UFABC)
conteúdo

Notícias

Periódico Meridiano 47 - Journal of Global Studies (UNB) publica artigo da Prof.ª Elia Alves em parceria com o Pesquisador Ivan Fernandes (UFABC)

Título: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: uma transformação no debate científico do desenvolvimento?
publicado: 05/08/2020 00h02, última modificação: 23/07/2020 11h12

Cia Alves, Elia Elisa, e Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes. 2020. “Objetivos Do Desenvolvimento Sustentável: Uma transformação No Debate científico Do Desenvolvimento? ”. Meridiano 47 - Journal of Global Studies 21 (julho). https://doi.org/10.20889/M47e21010.

Resumo:

Como a sustentabilidade ambiental permeou o debate político-acadêmico sobre desenvolvimento e quais temas ainda permanecem em discussão no âmbito dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS)? A partir de uma revisão de literatura interdisciplinar, esse trabalho apresenta uma trajetória dos estudos de desenvolvimento, culminando nos ODS. De uma perspectiva técnica e unidimensional, a partir de uma janela de oportunidade do pós-Guerra Fria, o debate caminhou para uma abordagem multidimensional e transversal, envolvendo as esferas social e ambiental. No entanto, críticos questionam se os ODS representam uma agenda legítima e implementável, considerando todos os reveses das políticas internacional e doméstica.

O artigo completo pode ser visualizado AQUI.