Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Periódico Computers and Education Open publica artigo do Prof. Flávio Perazzo e egresso Ivo Cilento

Artigo: Competence for internet use: Integrating knowledge, skills, and attitudes
publicado: 07/12/2020 10h22, última modificação: 09/12/2020 08h50

O Egresso Ivo Cilento concluiu o mestrado no PGPCI em 2019 e foi orientando do Prof. Flávio Perazzo.

Computers and Education Open Volume 1, December 2021.

Resumo:

As atividades nas quais as pessoas se engajam na internet e seu empoderamento individual são uma expressão do que chamamos de competência para uso da internet. Ou seja, o nível de conhecimento, habilidades e atitudes em relação à essa tecnologia. No entanto, estudar as implicações das competências para uso da internet é mais complexo do que medir o acesso a essa tecnologia. Mesmo reconhecendo o papel fundamental de conhecimento, habilidades e atitudes nesse contexto, uma quantidade limitada de pesquisa foca no potencial relacionamento entre esses fatores. Logo, no presente estudo, investigamos até que ponto a competência para uso da internet previu o uso da internet. Para isso, realizamos uma pesquisa com estudantes do ensino médio e universitários. Coletamos dados sociodemográficos dos participantes, bem como validamos e verificamos a confiabilidade das escalas de mensuração aplicadas em nosso contexto. Por meio de um modelo de regressão linear com estimação pelos mínimos quadrados ordinários, identificamos que conhecimentos, habilidades e atitudes foram preditores do uso da internet. Apenas o coeficiente de habilidades informacionais não foi estatisticamente significativo. Foi possível acrescentar ao debate que conhecimentos e habilidades de uso da internet são dois fatores distintos. Eles devem ser abordados separadamente e incluídos como preditores do uso da internet. Os resultados ainda sugerem que habilidades técnicas de uso da internet têm um papel importante para usar essa tecnologia. Por outro lado, habilidades relacionadas a conteúdo, conhecimentos e atitudes são menos dependentes de dispositivos. Logo, à medida que a internet evolui, esses fatores devem ser trabalhados em conjunto do ponto de vista educacional. Afinal, são fundamentais em um cenário em que a informação e a comunicação são mediadas por meio dessa tecnologia.

O artigo completo pode ser visualizado AQUI.