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Editora UFPB publica o livro "Marketing Social para a promoção do bem-estar", organizado pela Prof.ª Stephanie Barboza

Stephanie também é autora de alguns capítulos em parceria com discentes e egressos do PGPCI
publicado: 11/12/2020 00h00, última modificação: 10/12/2020 14h57

Sinopse:

Este livro é resultado de uma reflexão acerca da necessidade de desenvolvimento de material didático em torno da discussão de marketing social para discentes da graduação e da pós-graduação. Os capítulos foram elaborados a partir de uma estrutura que privilegia a discussão das temáticas em sala de aula. Ou seja, cada um dos capítulos traz um apanhando conceitual que poderá nortear estudos mais aprofundados dos leitores, ao passo que permite aos estudantes o debate dos short cases e a resolução das questões apresentadas ao final de cada capítulo. O primeiro capítulo apresenta uma breve discussão sobre os fundamentos históricos e conceituais de marketing social, ao abordar as primeiras iniciativas de campanhas e programas sociais além dos conceitos que nortearam a consolidação como campo de estudo dentro de marketing. O segundo capítulo discute as abordagens holísticas de marketing social que surgiram no início do século XXI, como o macrossocial marketing e o modelo ecológico de marketing social. A abordagem em questão busca tratar os problemas sociais de forma mais abrangente e inclusiva.  O terceiro capítulo traz a interação entre marketing social e serviços públicos, na medida em que são apresentadas as bases da discussão de serviços e seu uso dentro do escopo de marketing social. O quarto capítulo debate sobre as tendências do uso de tecnologias dentro do contexto de marketing social, especificando os principais benefícios e usos dessas ferramentas na implementação da mudança comportamental. O quinto capítulo apresenta casos para ensino no contexto da educação em marketing social. Os casos foram desenvolvidos a partir de problemas sociais reais que ainda não são tratados a partir do conhecimento de marketing social.

CAPÍTULOS

1. MARKETING SOCIAL: CONCEITUAÇÃO E FUNDAMENTOS HISTÓRICOS (Adriana de Fátima Valente Bastos)

2. ABORDAGENS HOLÍSTICAS DE MARKETING SOCIAL PARA A MUDANÇA COMPORTAMENTAL (Stephanie Ingrid Souza Barboza, Joice dos Santos Alves, José Murilo Matias Hermínio)

3. MARKETING SOCIAL E SERVIÇOS PÚBLICOS (Joice dos Santos Alves, Erielem Araújo do Nascimento, Stephanie Ingrid Souza Barboza)

4. TECNOLOGIAS DIGITAISE MARKETING SOCIAL (Adriana de Fátima Valente Bastos, Stephanie Ingrid Souza Barboza)

5. EDUCAÇÃO EM MARKETING SOCIAL: CASOS DE ENSINO (Milene Félix de Almeida, Stephanie Ingrid Souza Barboza, Bruno Alves de Souza)

CASO 1. DESTA ÁGUA NÃO BEBEREI! OCASO DA INDÚSTRIA DE ÁGUA ADICIONADA DE SAIS

CASO 2. PREVENIR É MELHOR DO QUE REMEDIAR: A PROBLEMÁTICA DO DESCARTE INCORRETO DE MEDICAMENTOS

 

O Livro completo pode ser visualizado AQUI.