Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Aula Magna PGPCI em 04/09: Políticas Redistributivas em Democracias Latino-Americanas, com profa. Lorena Baberia (USP).
conteúdo

Notícias

Aula Magna PGPCI em 04/09: Políticas Redistributivas em Democracias Latino-Americanas, com profa. Lorena Baberia (USP).

Evento irá ocorrer no dia 04/09, às 19h, na Sala de Multimídia do CCSA
publicado: 21/08/2019 16h25, última modificação: 22/08/2019 17h42

A Coordenação do PGPCI convida a todos para a Aula Magna 2019.

Aula Magna: Políticas Redistributivas em Democracias Latino-Americanas, com a Prof.ª. Dr.ª Lorena Barberia (USP)

Sobre o Tema: As transições de regimes muitas vezes são processos prolongados que são caracterizados pela incerteza. Na pesquisa que embasa a exposição, consideramos se e como os regimes democráticos jovens na América Latina investem em gastos sociais para garantir as transições democráticas. Usando dados de 18 países, testamos se as eleições geram mudanças nos gastos sociais nos regimes presidencialistas latino-americanos, tanto durante como após as transições para a democracia. Os resultados apontam que os governos aumentam os gastos sociais nos anos de eleições presidenciais, mas apenas em anos eleitorais que coincidem com as transições democráticas. Nossa pesquisa confirma que esses resultados são robustos para diferentes fontes de dados de gastos sociais e para diferentes especificações. Ao mesmo tempo, à medida que os regimes democráticos saem da transição, os presidentes deixam de priorizar aumentos no gasto social nos anos eleitorais. Para melhor entender estes resultados, apresentamos evidências que confirmam o elevado grau de incerteza que tem as elites durante a transição democrática. Nossos resultados desafiam o consenso na literatura sobre as políticas redistributivas nas democracias latino-americanas.

Biografia: Lorena G. Barberia é professora livre-docente do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. Pesquisadora principal do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI) da Universidade de São Paulo. Pesquisadora principal do Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Público (CEPESP) da Fundação Getúlio Vargas-São Paulo e pesquisadora associada do David Rockefeller Center for Latin American Studies da Harvard University. É doutora pela Fundação Getúlio Vargas-EAESP em Administração Publica e Governo, mestra em Políticas Públicas pela John F. Kennedy School of Government da Harvard University e concluiu sua graduação em economia e espanhol pela University of California, Berkeley. Foi Program Associate no David Rockefeller Center for Latin American Studies (DRCLAS) da Harvard University. No Departamento de Ciência Política da USP, ela é responsável por ministrar disciplinas de métodos quantitativos no curso de graduação em Ciências Sócias e no curso de pós-graduação em Ciência Política. Desde 2015, ela é o chair do Local Committee da IPSA-USP Summer School in Concepts, Methods and Techniques in Political Science, Public Policy and International Relations.

Dia: 04/09

Horário: 19h às 22hs

Local: Sala Multimídia – CCSA

Realização: PGPCI

Vagas: 60

Inscrições: https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/AMPRDL