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Grupo Fisioterapia

por mateus publicado 09/08/2016 10h11, última modificação 22/08/2016 09h58

O Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia (PPC) foi aprovado pela Resolução CONSEPE 12/2005 .O curso de Fisioterapia da UFPB visa assegurar ao graduando em Fisioterapia, uma formação generalista, capacitando-o a atuar em todos os níveis de atenção á saúde, com uma visão ampla e global, respeitando os princípios éticos e bioéticos, morais, religiosos, e sócio-culturais do indivíduo e da coletividade, com o objetivo de prevenir, preservar, promover, e reabilitar a saúde individual e coletiva. O curso tem o propósito, ainda, de formar um profissional dotado de capacidade de comunicação e liderança junto a equipe multiprofissional, com competências de administração e gerenciamento de serviços de saúde, e voltado ao desenvolvimento científico, capaz de adquirir por iniciativa própria, conhecimentos que garantam uma educação continuada e permanente. 

Entretanto, identifica-se algumas fragilidades relativas à contribuição efetiva do discente no serviço e do serviço na formação, traduzidas por dificuldades na contextualização das práticas, que são elaboradas com pouco do olhar do profissional, portanto com uma certa distância do processo de trabalho em saúde. Desta forma, a mudança dos PPCs por si só não garante a efetivação na prática das orientações contidas na DCN para uma formação que atenda às exigências e necessidades atuais em saúde. São necessárias estratégias que envolvam docentes, discentes, profissionais e população para as reais mudanças na formação de profissionais em saúde que resultem em benefícios claros para o ensino, o serviço e a comunidade.

Sendo assim, o Grupo PET-GraduaSUS do curso de Fisioterapia da UFPB visa estimular e apoiar um trabalho que culmine na construção de um novo currículo, melhor adequado a realidade do SUS e que permita uma melhor articulação ensino-serviço-comunidade e a integração com projetos do Ministério da Saúde e Ministério da Educação e/ou outros projetos de âmbito local ou regional relacionados à integração ensino-serviço-comunidade, além de favorecer e estimular a interprofissionalidade, a prática profissional e capacitação de preceptores e docentes. Para isso, o grupo realiza um trabalho de pesquisa e avaliação da atual situação encontrada no curso, de modo a conseguir elementos que possam fortalecer as potencialidades e corrigir as fragilidades identificadas.