Notícias
UFPB recebe a assistente de proteção do ACNUR para imigração e refúgio, Lyvia Barbosa, que ministra palestra e oficina sobre o tema
A OFICINA
Inicialmente, Lyvia ministrou uma oficina com duração de duas horas para os alunos do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA-NI/UFPB), a convite do Grupo de Pesquisa sobre Mediações Internacionais, Negociações e Negociadores Internacionais no Mundo (MINNI-MUNDO). Durante a atividade, ela abordou sobre a mediação intercultural em situações de deslocamento forçado: casos de proteção em contexto de migração e refúgio. Além disso, Lyvia falou também sobre a atuação da ACNUR no Brasil, sobre as formas de ingresso no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, bem como sua experiência como mediadora intercultural na ACNUR e sanou as dúvidas dos estudantes e pesquisadores que estavam presentes, sendo que alguns deles manifestaram interesse em atuar na área de mediação intercultural em agências internacionais.
De acordo com Satur, o evento foi uma oportunidade significativa para os alunos do curso LEA-NI e os membros do Grupo de Pesquisa sobre Mediações Internacionais e Negociações Internacionais no Mundo (MINNI-Mundo), do RIEV Imigrantes, do MOBILANG, e outros atores envolvidos, de conhecerem e estreitarem parcerias. Receber profissionais como Lyvia Barbosa (ACNUR) fortalece as redes de apoio e contribui para o crescimento acadêmico e social em prol da defesa dos direitos dos imigrantes e refugiados.
A PALESTRA NA MESA REDONDA DO SISV
Na tarde do mesmo dia, Lyvia esteve no auditório do CCSA da UFPB, participando do II Simpósio Internacional sobre Violência (SISV) promovido pelo RIEV. Em uma mesa-redonda, falou sobre o combate à violência enfrentada por imigrantes, refugiados e apátridas no Brasil e no mundo, além de discutir ações que possam ajudar a reduzir esses abusos.
LANÇAMENTO DO SITE PARA INFORMAR IMIGRANTES E REFUGIADOS
Na mesma mesa-redonda, o professor Roberto Vilmar Satur (UFPB) apresentou o projeto do RIEV Imigrantes, intitulado “Prevenção à Violência e Vulnerabilidades decorrentes da diversidade cultural de migrantes, imigrantes e refugiados”, culminando com o lançamento e apresentação de um site orientativo para informar e apoiar imigrantes e refugiados que chegam a Paraíba, dando maior autonomia a estes e os deixando menos vulneráveis a exploração e violência.
Portanto, o site foi elaborado em quatro idiomas (português, espanhol, francês e inglês). Para mais informações sobre o projeto e acesso ao site, clique aqui.
---------
Autora: Deiseanny Abreu (bolsista)