Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB tem Projeto PETI com recursos da FAPESQ PB
conteúdo

Notícias

UFPB tem Projeto PETI com recursos da FAPESQ PB

Projeto "Comércio Exterior e a Internacionalização da Paraíba: Conhecer e Aprender para Desenvolver e Inovar (COMEX PB CADI)”
publicado: 23/02/2023 18h50, última modificação: 26/02/2023 19h10

 

Cinco bolsistas e duas voluntárias trabalham desde outubro no referido projeto, sob a tutoria do professor Roberto Vilmar Satur auxiliado por uma equipe de experts em comércio exterior e em pesquisa que são as professoras Márcia Cristina da Silva Paixão e Silvia Renata Ribeiro, o doutorando Breno Pereira e a consultora de comércio exterior Letícia Monteiro.

 

Segundo o Portal do MEC o PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País" (portal.mec.gov.br). A FAPESQ PB optou por chamar este tipo de iniciativa de PETI, agregando a palavra inovação. Em 2022 foi lançado edital pela FAPESQ PB e este projeto concorreu ao referido edital, sendo contemplado e foi implantado em outubro de 2022. 

Trata-se de um Projeto PET, financiado pela FAPESQ PB, com bolsas para os alunos poderem se dedicar a pesquisa. É um espaço onde os alunos de graduação conseguem aprender o desenvolvimento de pesquisa. Cabe ao tutor e aos demais colaboradores envolvidos ajudarem na direção e no ensino desses alunos para que se desenvolvam como pesquisadores. Foi por isso que, além do tutor, a equipe conta como o apoio direto da  professora Dra. Márcia Cristina da Silva Paixão – Coordenadora Adjunta, vinculada ao Departamento de Economia do CCSA, também  coordenadora do PROBEX COMEX (UFPB) e do PEIEX PB (APEX) e da FAPESQ PB, da professora Silvia Renata Ribeiro do Departamento de Mediações Interculturais e do Curso LEA-NI e coordenadora docente da INTERNACIONALIZE Jr. (UFPB), da profissional da área Letícia Monteiro – consultora PEIEX PB e de Breno Pereira – Doutorando PPGE-UFPB.

As cinco alunas bolsistas e as duas voluntárias pertencem a 3 cursos diferentes da UFPB: Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (4), Relações Internacionais (2) e Tradução (1). “A ideia do projeto, desde a sua concepção, sempre foi essa: garantir a interdisciplinaridade”, diz seu tutor.

Embora o projeto funciona na UFPB ele conta inteiramente com recursos para as bolsas originárias da FAPESQ PB. A maioria das atividades de pesquisa inicialmente foram feitas no Laboratório do LEA.

O Projeto COMEX PB CADI tem por objetivo geral "Verificar como é possível melhorar o fomento do comércio exterior paraibano e sugerir meios de potencializá-lo. Para isso será realizado um levantamento da situação atual do comércio exterior paraibano e uma verificação junto a especialistas e lideranças sobre como esse processo pode ser melhor potencializado, reunindo esforços entre o público e o privado, entidades, instituições de ensino e experts na área". 

“Temos que agradecer a FAPESQ PB por disponibilizar oportunidades como essas do PETI FAPESQ. É na graduação que se inicia o aprendizado para formar futuros grandes pesquisadores, mestrando e doutorandos. Com a bolsa o aluno consegue se dedicar mais e a retribuição vem para a o estado através das pesquisas feitas. O apoio da equipe da Fapesq PB tem sido fundamental. Também destaco o apoio da nossa equipe de experts que ajudam na orientação e aprendizagem das bolsistas de IC desse projeto PETI. Eles tem sido fundamentais para darem nortes relevantes sobre o que e como pesquisar”, afirma o tutor.

 

            3b5191c6-151e-4358-af7a-6cedca72689e.jfif 0747bfcb-8557-4127-a34b-0cd0c3d2670d.jfif df954f9e-2963-4a27-a789-5bab2b478168.jfif

 

A seguir alguns depoimentos das bolsistas e voluntárias desse projeto financiado pela FAPESQ PB:

 

"Minha experiência na FAPESQ me traz um senso diferente de responsabilidade acadêmica. Como pesquisadora iniciante, para mim parece a vivência ideal para aprender pesquisa na prática." (Camila Lins, bolsista FAPESQ PB vinculada ao Curso LEA-NI da UFPB).

 

"A oportunidade oferecida pela FAPESQ está sendo realmente única e muito proveitosa por nós. Sendo agora uma pesquisadora iniciante, vejo que todos os dias é um aprendizado, e que em equipe, se torna ainda melhor." (Laura Bentes, bolsista de LEA).

 

"Para mim, esse projeto tem sido principalmente uma fonte de aprendizado extraordinária, no que se refere à pesquisa científica." (Isa de Oliveira, bolsista FAPESQ PB vinculada ao Curso LEA-NI da UFPB).

 

"Entrar nesse projeto da FAPESQ está sendo meu primeiro contato com o Comércio Exterior e até o momento estou aprendendo muito sobre o assunto, e ficando cada vez mais interessada nessa modalidade de estudo e comércio. Trabalhar alinhando teorias de comércio exterior com a situação da Paraíba está sendo muito esclarecedor e gratificante." (Isadora, bolsista FAPESQ PB vinculada ao Curso de Tradução da UFPB).

 

"Trabalhar com a FAPESQ PB é uma jornada diária de aprendizados que são muito gratificantes e desafiadores. Essa experiência está sendo essencial para minha prática acadêmica." (Vivian, bolsista FAPESQ PB vinculada ao Curso de Relações Internacionais da UFPB).

 

"Me sinto grata e feliz pela oportunidade de contribuir em um projeto de pesquisa tão interessante para o estado da Paraíba como este. É a primeira vez que faço parte de uma iniciação científica, então é muito desafiador, mas estou eufórica com os conhecimentos que estou adquirindo, feliz com o time que temos e com os resultados." (Deiseanny Abreu, voluntária FAPESQ PB vinculada ao Curso de LEA-NI da UFPB).

 

"Fazer parte do projeto está sendo enriquecedor para a minha formação enquanto pesquisadora iniciante e academicamente, no geral. A experiência proporcionada pela FAPESQ é extremamente gratificante, com o suporte necessário para o desenvolvimento da equipe e da pesquisa proposta." (Aira, voluntária FAPESQ PB vinculada ao Curso de Relações Internacionais da UFPB).