Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Sobre o núcleo
conteúdo

Sobre o núcleo

por eleonora publicado 12/04/2019 10h19, última modificação 21/04/2022 22h35

APRESENTAÇÃO

                      BELIZA.png                         CAPA 40 ANOS NUPPO.jpeg

O NUPPO

 O Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO) da Universidade Federal da Paraíba é  um espaço com um rico acervo de cultura popular regional e nacional e entende que a cultura é um dos elementos que contribui na identidade de um povo. Criado em 1978, foi um dos primeiros espaços especializados em Cultura Popular na Paraíba. Surgiu como Superintendência de Artesanato (SUDART), que era um espaço de documentação voltado para o artesanato. Com o crescimento da Universidade, o espaço transformou-se no NUPPO, que abarca  a biblioteca Altimar Pimentel e o Programa de Pesquisa em Literatura Popular (PPLP), e o Museu da Cultura Popular que conta com uma coleção de peças de cerâmica, brinquedos, gravuras, ex-votos e artefatos da cultura indígena, além de um grande acervo audiovisual.

ACERVO

O NUPPO possui trabalhos feitos por vários artistas e intelectuais brasileiros. Entre as principais obras, podemos citar: Tota e Maria dos Bichos, uma coleção de ex-votos, folhetos de cordel, livros, manuscritos, audiovisuais com entrevistas com poetas, brincantes, peças de cerâmica, xilogravuras e artefatos da cultura indígena.

 No NUPPO, acervo e pesquisa são indissociáveis. As pesquisas são desenvolvidas em áreas temáticas como Literatura, Artes, Etnografia, Música, História, Geografia, Antropologia, e Sociologia. A biblioteca Altimar Pimentel e o acervo do PPLP oferecem aos pesquisadores da área uma vasta bibliografia especializada nas manifestações culturais populares.

EXPOSIÇÕES

Além de sua exposição permanente,  o Núcleo prepara exposições temáticas para a celebração de datas tradicionais, como São João, Carnaval e Natal, com peças de seu próprio acervo. O NUPPO também recebe exposições de artistas populares. O contato pode ser feito tanto a partir do artista como do Núcleo, e depois de firmada a parceria, o artista ganha uma sala para expor suas obras por tempo determinado.

Durante o ano de 2019, através do projeto de extensão “Literatura de cordel: promovendo encontros com a cultura popular através da leitura compartilhada” foi realizada a catalogação de mais de 1300 títulos de folhetos de cordel, o que facilitou a procura e o acesso às obras.

VISITAÇÃO

Localizado no prédio da reitoria da UFPB, o NUPPO é aberto à visitação, acompanhada por funcionários, de segunda a sexta. A visita pode ser realizada individualmente ou em grupo de até 20 pessoas sem necessidade de reserva prévia. Grupos maiores devem entrar em contato com a secretaria do núcleo. A visitação ao Núcleo permite ao visitante conhecer mais sobre as raízes da cultura local, como por exemplo costumes e brincantes, além de permitir a artistas e pesquisadores da cultura regional expor seus resultados e trabalhos para a população.

 Projetos de extensão

Através dos projetos de extensão “Literatura de cordel: promovendo encontros com a cultura popular através da leitura compartilhada”, “Que obra é essa? Identificação e apresentação do acervo do NUPPO” e “Mulheres em cena: protagonismo das mulheres na cultura popular”, são realizadas diversas ações de visitação para o acervo. Há a realização de rodas de leitura com o público da UFPB, além de exposições de artistas populares, como a xilogravadora Márcia Carvalho.

EQUIPE

 Luciana.JPG

Professora Luciana Eleonora de Freitas Calado Deplagne (Coordenadora)

Professora Associada I do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB, possui doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), com estágio doutoral (com Bolsa da CAPES) na Université Blaise-Pascal, em Clermont-Ferrand, na França (2003-2004), e pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (2015-2016), com Bolsa Senior da CAPES). Áreas principais de pesquisa: Literatura Medieval, Gênero, Literatura Francesa, Literatura Brasileira, Tradução literária. Dentre as publicações, destaca-se a tradução da obra medieval "La Cité des Dames", de Christine de Pizan, publicada em 2012, pela Editora Mulheres.

e-mail: eleonoracalado@gmail.com

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ALYERE.jpg

 Professora Alyere Silva Farias (Sub-Coordenadora)

Licenciada em Letras - Habilitação Língua Portuguesa (2008) e Habilitação em Língua e Literatura Francesa (2011) - pela Universidade Federal de Campina Grande. Cursou o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (2010) na mesma instituição e concluiu o doutorado em Literatura Comparada no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente integra o corpo docente da Universidade Federal da Paraíba e desenvolve projetos nas áreas de Ensino de Literatura, Estágio e Formação Docente. Realiza estudos sobre Formação do leitor sob um viés comparativo de estudos interartes, em ambientes escolares ou não, no universo das abordagens metodológicas e /ou da zoopoética, em múltiplas textualidades, a exemplo da literatura de cordel, cinema, séries, músicas, iconografia, publicidade, entre outros. Coordenou o Programa de Pesquisa em Literatura Popular (PPLP) da UFPB entre 2018 e 2019. É Coordenadora Adjunta do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO) desde 2018. Coordena os estágios supervisionados do curso de Letras-português da UFPB Campus I desde 2018. 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Roberto Carlos 

Roberto Carlos Cardoso de Araújo

Cargo: Técnico em Tecnologia da Informação

Formação: Engenheiro Civil

e-mail: roberto@virtuservicos.com.br

====================================================

Celeste

Maria Celeste Liberalquino

Cargo: Assistente em Administração

Formação: Licenciatura Plena em Geografia

e-mail: celesteliberalquino@hotmail.com

====================================================

Damião

Damião

Cargo: Assistente em Administração

e-mail: damiaoemuciano@yahoo.com.br

====================================================

Rosário

Maria do Rosário dos Santos

Cargo: Assistente em Administração

Formação: Bacharelado em História (a concluir)

e-mail: rosario.santos56@gmail.com

====================================================

Elba

Elba dos Santos Morais

Cargo: Assistente em Administração

Formação: Bacharelado em Enfermagem

e-mail: elbasmorais@hotmail.com

====================================================

Rejane

Rejane Medeiros Borges 

Cargo: Bibliotecária Documentalista

Formação: Bacharelado em Biblioteconomia

Celular: (83) 98817.8800

====================================================

José Vicente de Lima

Cargo: Assistente em Administração

e-mail: josevicentelimapb@gmail.com 

====================================================