Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PROJETO SISAN EM MOVIMENTO PARTICIPA DO 5º ENCONTRO REGIONAL DA CAISAN-PB
conteúdo

Notícias

PROJETO SISAN EM MOVIMENTO PARTICIPA DO 5º ENCONTRO REGIONAL DA CAISAN-PB

5º Encontro Regional da CAISAN-PB em Baía da Traição fortalece diálogo sobre SISAN em territórios indígenas
publicado: 04/11/2025 09h34, última modificação: 04/11/2025 09h51

No dia 12 de setembro, o município de Baía da Traição sediou o 5º Encontro Regional da CAISAN-PB, na Oca Iremar, no Fortim Potiguara/ Toré Forte, que teve como tema central o “Fortalecimento do SISAN em Territórios Indígenas”.

O evento reuniu gestores públicos e lideranças de diferentes esferas. Entre os presentes, destacaram-se Valéria Burity, secretária extraordinária da Pobreza e Combate à Fome, e Thatyana Fávaro, coordenadora-geral de Articulação Federativa do SISAN, ambas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Também participaram representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (CONSEA-PB), além de lideranças e representantes indígenas dos municípios de Baía da Traição, Rio Tinto, Marcação e Conde.

O principal objetivo do encontro foi estimular o diálogo e articular estratégias para o fortalecimento do SISAN, com foco na efetivação do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequada (DHANA). Foram discutidos os desafios e as oportunidades para consolidar o sistema nos territórios indígenas da Paraíba, bem como formas de promover a construção coletiva de propostas a partir da articulação entre gestores, órgãos estratégicos e lideranças indígenas.

A programação se estendeu durante toda a manhã e foi organizada em diferentes momentos:

  • Acolhida – Os participantes foram recebidos com o ritual indígena Toré, que integra música, dança, canto e religiosidade em um momento de espiritualidade e integração.

  • Mesa de Abertura – Com o tema “Importância do Fortalecimento do SISAN em Territórios Indígenas”, contou com falas de Valéria Burity (MDS), representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, prefeitos dos quatro municípios envolvidos, além da coordenação regional da FUNAI, coordenação da SESAI e lideranças indígenas Potiguara e Tabajara.

  • Mesa 2 – Falas institucionais e protagonismo indígena – Reuniu exposições de Thatyana Fávaro (MDS), Eliane Cunha (secretária da CAISAN-PB), Francimar Fernandes (CONSEA-PB), professor Vanderson Carneiro (coordenador do Projeto SISAN em Movimento), Comadre Guerreira (Associação das Mulheres Indígenas) e Capitão Potiguara (liderança indígena).

  • Momento de diálogo – Espaço aberto para reflexões coletivas e construção de encaminhamentos estratégicos sobre a temática.

O encontro contou com o apoio do Projeto SISAN em Movimento desenvolvido no Estado da Paraíba pela INCUBES/NUPLAR/PROEX/UFPB, e coordenado pelo professor Vanderson Carneiro que apresentou os objetivos e metas da iniciativa. O projeto busca fortalecer o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional em 15 municípios paraibanos, promovendo apoio técnico, capacitação de gestores e atores sociais, além da produção de materiais didáticos e pesquisas sobre equipamentos públicos de SAN e sobre a insegurança alimentar em povos e comunidades tradicionais.

A culminância do evento ocorreu com a assinatura das Cartas-Compromisso pelos gestores municipais de Baía da Traição, Mataraca, Rio Tinto e Marcação, formalizando o engajamento das cidades com as ações do projeto.

Por fim, registramos o agradecimento e parabenizamos os secretários municipais de Assistência Social de Mataraca, Baía da Traição, Rio Tinto e Marcação, ao representante da FUNAI, ao representante da SESAI, aos representantes da CAISAN-PB, aos integrantes do MDS, aos representantes do CONSEA-PB, ao Cacique Paulo Tabajara, a Comadre Guerreira, ao Cacique Potiguara Sandro, a Cacica Potiguara Gal e a toda a equipe do Projeto SISAN em Movimento, pelo empenho coletivo em fortalecer a política de Segurança Alimentar e Nutricional nos territórios indígenas da Paraíba.