Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Entrevista com realizadores de festivais de Forró em Lille na França é mais uma ação de internacionalização do Nuplar
conteúdo

Notícias

Entrevista com realizadores de festivais de Forró em Lille na França é mais uma ação de internacionalização do Nuplar

A entrevista com Cacau Moutinho e Lydie Fruleux será transmitida ao vivo no canal do projeto de Extensão Apoio ao Forró, na plataforma do You Tube
publicado: 11/08/2025 17h04, última modificação: 11/08/2025 17h06

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do projeto Apoio ao Forró, convida toda a comunidade acadêmica e o público interessado em cultura popular para participar da entrevista internacional e ao vivo com os artistas Cacau Moutinho e Lydie Fruleux, diretamente de Lille, na França, no dia 14 de agosto de 2025 às 15h. A atividade será transmitida online e contará com certificação para os inscritos pelo SiGAA.

Entrevista com Cacau Moutinho e Lydie Fruleux, realizadores do Festival de Forró em Lille-FR, oportuniza ao público conhecer o Cenário do Forró na França.

A proposta será apresentar, sob a ótica dos organizadores, como foi construída a cena cultural do forró na cidade francesa de Lille, explorando os caminhos percorridos por Cacau e Lydie na formação de público, festivais, grupos musicais e espaços de ensino da dança e da música nordestina fora do Brasil.

Essa ação integra os esforços do projeto Apoio ao Forró para fortalecer o pedido de reconhecimento das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, contribuindo com a valorização da cultura popular brasileira e com o mapeamento de iniciativas internacionais que mantêm viva essa expressão artística.

Sobre os convidados:

Cacau Moutinho, natural da Bahia, é músico, dançarino e pesquisador da cultura popular nordestina. Desde 2008 vive na França, onde fundou a Companhia Biscoitinho e o Festival Vamo Que Vamo, em Lille, além de criar o grupo musical Ici du Nord (Aqui do Norte). Atua como professor de dança, músico e coreógrafo em festivais pela Europa.

Lydie Fruleux é artista francesa com formação em Ciências Políticas e dança. Apaixonada pela cultura brasileira, é cofundadora da Companhie Biscoitinho e desenvolve o projeto Carnet de Baile, que pesquisa os laços entre a Quadrille Française e a quadrilha junina brasileira. Atua como professora, coreógrafa e cantora.

Participe e conheça de perto como o forró tem atravessado fronteiras e se mantido vivo em diferentes territórios do mundo.

  • Link de inscrição:

https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf

  • Caso tenha dúvidas, acesse o tutorial:

https://www.youtube.com/watch?v=XUKElGnBMTQ

  • Conheça o perfil do projeto de extensão no Instagram: @apoioaoforró
  • Canal do YouTube:

https://www.youtube.com/@apoioaoforro2024