Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ação extensionista do Nuplar colabora com o Festival de Forró na França
conteúdo

Notícias

Ação extensionista do Nuplar colabora com o Festival de Forró na França

O projeto de extensão Apoio ao Forró colabora na organização da exibição de documentários sobre o Forró Tradicional no Festival Internacional de Forró de Raiz em Lille
publicado: 20/08/2025 16h01, última modificação: 20/08/2025 16h04

Em setembro de 2025, de 11 a 14 de setembro de 2025 a cidade de Lille, na França, sediará o Festival Internacional do Forró de Raiz e o Projeto de Extensão Apoio ao Forró, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular (Nuplar/UFPB), participa da iniciativa com a legendagem em português e francês das obras audiovisuais que serão exibidas durante o festival. O projeto, nessa ação, cumpre com o seu objetivo de contribuir para a preservação da memória e da história do forró na Paraíba com levantamento de informações, sistematização dos  dados e divulgação dos costumes e dos valores presentes nas formas de expressão do Nordeste brasileiro.

Apoio ao Forró colabora na programação do Fórum Internacional do Forró de Raiz com exibição de documentários e participação em Rodas de Conversa e condução da Plenária Final do Fórum do Forró de Raiz

Promovido pelo Governo da Paraíba, em parceria com a Associação Balaio Nordeste e a Associação Lille 3000, o evento levará o forró tradicional para brilhar na Europa, aproximando culturas e promovendo trocas de experiências. Além disso, reafirmará o forró tradicional como Patrimônio Cultural do Brasil, buscando o reconhecimento do gênero como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Mostra audiovisual

A contribuição da UFPB estará presente na legendagem de dois dos três documentários exibidos no dia 12 de setembro, em parceria com a associação cultural francesa CineArts Brasilis. A mostra contará com os filmes:

 

  • São João é coisa nossa (2024) - Karim A. Soumaila

  • Família Calixto (2012) - Roizenblit

  • No tom dos oito baixos (2020) - Darllan da Rocha

Após a sessão, com duração aproximada de uma hora, haverá uma roda de conversa com o produtor Karim Soumaila (São João é coisa nossa), com o professor Henrique Sampaio (coordenador do projeto e articulador do documentário No tom dos oito baixos), com a pesquisadora Denize Barreto (colaboradora no processo de produção) e com o músico Luizinho Calixto, um dos protagonistas do documentário sobre sua família.

Além da exibição dos documentários, outras ações extensionistas do Projeto Apoio ao Forró estão previstas no evento. Uma mensagem em vídeo conectará os forrozeiros brasileiros que não estarão de forma presencial ao evento com o público participante. Os forrozeiros estão convidados a enviar uma mensagem de vídeo no formato mp4 com duração de um minuto, desejando o sucesso dessa jornada que se inicia como uma grande mobilização social para o reconhecimento das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Mundial. Por fim, o coordenador do projeto, Henrique Sampaio, facilitará rodas de conversa e conduzirá uma plenária final, onde se pretende sistematizar os encaminhamentos dos debates.

O Festival, embora tenha a participação de músicos e intérpretes expressivos do Forró no Brasil que se apresentarão nas  três noites de apresentações musicais no palco do Le Grand Sud em Lille na França, conta com uma programação rica e diversificada. O evento ainda terá na programação uma exposição de xilogravura e de quadros de grandes personalidades do Forró Tradicional, de oficinas de quadrilha junina, xilogravura, cordel, culinária das festas juninas e de sanfona, exibição de vídeos e documentários, aulas de dança de forró e debates sobre temas da internacionalização dos festivais de forró.

Fruto de uma parceria entre o Fórum Nacional do Forró de Raiz que articula os Fóruns Estaduais, a Secretaria de Cultura da Paraíba que articula as Secretarias de Cultura dos estados nordestinos através do Consórcio Nordeste, a Prefeitura de Lille através da Associação Lille 3000 que articula as demais instituições culturais francesas e a Associação Balaio Nordeste que produz o Festival, o evento reforça o papel do forró como expressão cultural de alcance global. Assim, com a participação da extensão universitária da UFPB realizada pelo NUPLAR da Pró-reitoria de Extensão -PROEX, a iniciativa ganha mais inclusão e acessibilidade, permitindo que o público francês compreenda as narrativas produzidas no Brasil. Dessa forma, o projeto reafirma o compromisso da universidade com a difusão da cultura nordestina, contribuindo para que o forró continue unindo diferentes pessoas interessadas pelo forró tradicional, independente da localidade e da nacionalidade.

Para saber mais sobre o evento e acompanhar todas as novidades sobre esse evento, asompanhe no instagram do @apoioaoforro, @balaionordeste, @secultpb

 #ufpb #probexufpb, #probexufpb2024-2025, #copacufpb, #proexufpb e #extensaoufpb